As Carpas e os Kinguios, já sabemos que são peixes de fácil criação, dóceis, não são exigentes, porém muito bonitos. Esses são peixes apropriados para fontes, tanques e caixas d’água devido seu grande crescimento.
A reprodução é alta e nascem muito alevinos, mas tem um fator que torna demorado essa fase, a maturidade dos peixes. Esse tipo de peixes (Ciprinídeos, carpas e kinguios) não são como molinésias e espadas que atingem em 40 dias sua maturidade sexual.
Um Kinguio ou uma Carpa começam a se reproduzir em no mínimo 4 anos de vida. Assim, ela já estará com seu porte entre médio a grande. uma coisa que as pessoas acham complicado nessa espécie é quanto a distinção do sexo. Os machos possui esporos (espinhos brancos) de forma triangular pequena na região urogenital.
Coloque 2 fêmeas para 1 macho no tanque. Após algum tempo (em épocas de temperatura acima de 20 graus, aparecerão milhares de pontos brancos grudados na vegetação, paredes, pedras e na decoração. São os ovos, que posteriormente em 3 dias mais ou menos irão eclodir e muitos alevinos aparecerão.
Tome cuidado nas épocas de desova com os filtros muito potentes, com as trocas parciais ou com águas correntes fortes pois os ovos podem ser levados ou podem ser perdidos facilmente. Se você não sabe a época certa em que os peixes irão desovar, fique atento e assim que você perceber que houve a desova, tome as atitudes corretas.
[ad]
Leave a Reply