Stress dos Peixes

By • Nov 5th, 2009 • Category: Tratamento de Doenças

peixe-guppy-04Os peixes também sofrem de “stress”

Logo no transporte do peixe ele já começa a ficam estressado por que muitas vezes sõa longas viagens dentro de saquinhos que balançam sem parar do criador até as lojas e depois da loja até sua casa. Bom, mas não tem problema. Procure nunca comprar os peixes no mesmo dia em que ele chegou a loja, compre sempre um dia depois pois os peixes estarão em melhores condições.

Outro motivo também é esse negócio de ficar batendo no vidro do aquário por que os peixes assustam. Quando você bate no vidro sem querer é verdade, mas nesses casos não tem problema por que você bate de vez em quando. Agora quando vai esses “palhaços” e ficam com aquele dedão no vidro do aquário e falando: Olha o peixinho que bonito, colocandodo o dedo no vidro e toda hora fazem isso, neste caso é perigoso estressar os peixes e então é bom alertar essas pessoas sobre isso.

Existem varios outros jeitos que podem estressar os peixes: Luz muito forte, bater no vidro, no transporte, brigas entre eles, o macho perseguindo a fêmea etc…

Sintomas do Stress

  • Se você não perceber ou perceber e não tratar o peixe ele ficará doente e correrá sérios riscos de morrer!!!
    Sintomas:
    - O peixe fica parado nos cantos do aquuário
    - não se alimenta
    - fica meio tonto e perdido

Tratamento

Para você tratar e só tirar o peixe do aquário em que ele estava e coloca – lo em outro aquário( o aquário hospital) com a mesma água, temperatura, um oxigenador e tudo mais.

Deixe uma luz bem fraca ligada no máxima 6 horas por dia( para dar bastnte tempo para ele descansar) e no primeiro dia não o trate. Já no segundo dia ele já vai estar bem melhor e se recuperando bem , aí continue seguindo os procedimentos acima mas voltando a alimenta – lo no mesmo horário que você costumava o tratar mas em pequenas quantidades. Depois do 2 dia de tratamento já de a quantidade normal de alimento ( de qualidade e alimento vivo) para ele ficar forte de novo.

O tempo de recuperação do peixe vai de 3 dias a uma semana (7 dias).

Leave Comment