Simples Manutenção do Aquário

By • Nov 5th, 2009 • Category: Manutenção do Aquário

aquario width=

Para vc manter um aquário bonito , equilibrado biológicamente, limpo etc. Você precisa fazer algumas manutenções. Também não adianta você ter um aquário super bonito se os peixes não vivem bem dentro dele. As manutenções são simples: Sifonagem, trocas parciais da àgua, podas das plantas, tirar as algas (se for necessário), arrumar alguma coisa que não está bem na decoração, manutenção na bomba submersa e nos filtros externos, medir o ph semanalmente.

Trocas parciais da àgua
Essa “operação” é muito importante. Isso é você tirar1/4 da água e colocar água nova. Lembre – se que quanto maior o aquário maior a estabilidade. Em aquários com 100L ou menos troque a cada 15 dias e aquários com mais de 100L troque a cada 20 ou 25 dias. A água que que vai ser colocada no aquário tem que ficar descansando por uns 3 dias , tem que estar com o ph igual o do aquário e sem cloro.

Sifonagem
Bom , para fazer esta manutenção você precisará de um sifão.Sifão é um “instrumento” com um bocal , uma mangueira fina de jardim mesmo.Você pega e coloca o bocal no fundo do aquário e sugue para que comece a sair a água. Quando começar sair num lugar para onde que a água não fique vasando no chão ex:(galão de água de 20L).Pegue o bocal e vá sifonando o fundo para os detritos ir embora pela mangueira.Aí siga os mesmos procedimentos da troca parcial da água.

Podagem das plantas
As plantas conforme elas vão crescendo, elas vão ficar feias e grande demais se você não podar.Para podar vc deixa o ramo da planta mais forte em cada uma e vai podando os mais fracos e feios.

Tirar as algas
Se você não tiver peixes que façam este serviço(como o cascudo, limpa vidro…) você terá que seguir os procedimentos indicados: Pegue uma buchinha de lavar louça (tem que ser nova por que pode conter sabão). Vagarosamente vá passando vagarosamente a bucha no vidro até que saia toda as algas.

Arrumar a decoração ou alguma coisa que está errado dentro do aquário. De repente vc monta alguma toca ou rochas encaichadas, plantas que podem se soltar ou alguma outra coisa. Isso se mover , soltar , cair aí para não deixar tudo desarrumado vc tem que arrumar essa “baderna”. Bom aí vai algumas indicações.

-Nunca mude radicalmente a decoração de seu aquário.
-Nunca coloque muitas coisas artificiais e muito colorido Ex:(Aqueles mergulhadores que soltam bolha)
-Quando você for colocar o braço dentro do aquário, lave sem sabão e só com água corrente.
-Não faça movimentos bruscos por que vc pode assustar seu peixes.

Leave Comment