Peixe Plati

By • Apr 5th, 2010 • Category: Peixes de Água Doce

Nome científico: Xiphophorus maculatus
Nome popular: Plati

Os platis têm tudo para atrair qualquer criador: são alegres, dóceis e nem um pouco tímidos. Convive muito bem com os peixes pacíficos como ele é, além de todas essas qualidades torna um aquário muito mais colorido.

Procedentes dos lagos e lagoas de planície da costa atlântica do México, Guatemala e Norte de Honduras, o plati possui um corpo achatado lateralmente e mais alto do que seus parentes próximos (poecilídios). Na forma selvagem, o peixe apresenta coloração verde oliva, branca e preta, os mais encontrados são os vermelhos. Como são peixes pequenos e calmos você pode criar em um aquário não muito grande, comunitário ou não, com uma temperatura média de 24 graus, vive em águas solabras também, pH entre 7 e 7,4.

Os platis não são nem um pouco exigentes quanto a alimentação, você compor sua dieta com larvas de mosquitos, dáfnias, vegetais, flocos. Ofereça as refeições 2 a 3 vezes por dia, os platis gastam muita energia, pois estão constantemente cruzando e procriando, consequentemente, exigem muito mais comida.

Reprodução:

Para saber se o seu plati é macho ou fêmea, basta olhar a nadadeira anal, no macho ela sofre uma transformação e forma um tubo, o gonopólio, por onde os espermatozóides são expelidos. Como é comum aos ovovivíparos, os exemplares machos são sempre de menor tamanho, os machos medem normalmente 4cm, enquanto as fêmeas 6 cm.

Reproduzir platis em cativeiro pode ser muito interessante, se você tiver exemplares de cores diferentes. O cruzamento se dá quando, após o tradicional namoro, o macho se acasala com a fêmea num único e rápido movimento, colocando nela seus espermatozóides através do gonopólio(a fertilização interna). A fêmea irá gerar em seu interior de 10 a 150 filhotes, que nascer 4 semanas depois, medindo cerca de 7mm.

Aí é só esperar pra ver as cores que conseguiu. Para o bom crescimento dos filhotes, é fundamental que a temperatura da água esteja acima de 22 graus, eles crescerão mais rápido e sobreviverão mais facilmente se além disso a água for verde (rica em algas).

Os platis atingem a maturidade sexual muito cedo, com 8 meses já têm uma atividade sexual normal. Os cruzamnetos são quase imediatos, cerca de 4 semanas depois do nascimento dos filhotes a fêmea dará uma nova cria mesmo que não ocorra um novo cruzamento.

Isso porque a fêmea armezena esperam por um perído de 8 a 15 meses. A cada 3 ou 4 semanas, os óvulos se formam na fêmea e são fecundados pelo esperma reservado no oviduto e os ovos fecundados transferem-se para o ovário. Você poderá perceber que os filhotes irão nascer quando a barriga da fêmea escurecer. Assim que nascem, os alevinos procurarão chegar a superfície para encher de ar a bexiga natatória.

One comment on »

  1. Gostaria de saber se meus peixes Platy são machos ou femeas .
    Tem como eu enviar uma foto ou vídeo ?

Leave Comment