Manutenção da bomba submersa e de seu filtro mecânico

By • Nov 12th, 2009 • Category: Manutenção do Aquário

Filtro de Aquário ExternoBomba submersa: Conforme o tempo vai passando vai acumulando um lodo (limo e algas) em sua turbina e no motor. Se vc não tirar esse lodo ela vai perdendo rendimento e se vc ainda não limpar ela entope por completo.

Aí é só você tirar a bomba do aquário abri-la e lavar com uma escova de dente porém tenha muito cuidado pois dentro dessas bombas há pecinhas e borrachinhas bem pequenas e podem ser perdidas fácilmente. A limpeza das bombas devem ser feitas regularmente. Bombas submbersas velhas e mal cuidadas perdem o rendimento e podem colocar a vida do seu aquário em risco, pois não estara circulando e filtrando a quantidade de água indicada pelo fabricante.

Se o volume de água bombeada for pequeno, isso pode acarretar o aumento das substâncias químicas nocivas a vida aquática, como o nitrato e a amônia.

Filtro mecânico: Filtros externos mecânicos são de facil e simples manutenção. Os que possuem aquela lã acrílica, o recomendado é que seja retirada e lavada em água corrente para que toda aquela sujeira que fica acumulada seja extraída.

A troca do carvão mineral tambem deve ser feita pelo menos uma vez ao mês. Também não esqueça de desmontar o filtro e fazer uma limpeza geral, juntamente com as trocas parciais de água.

2 comments on »

  1. Eu tenho uma bomba de aguario submersa, e estou com dificuldade pra entender. Quando falta energia, ela não retorna o movimento normal de bombeamento, funciona mas não forma cascata, tem que completar com agua, se não tiver alguém por perto ela vai queimar? ou é um possivel problema, eu acredito que deveria retornar o funcionamento normal se ela não perde a quantidade de agua por completo.

  2. Agradeço o auxílio inesperado. Estava com a bomba do aquário pequeno ( 2 peixes) desligada e entrei em pânico. Saí, às pressas, para comprar outra e não a achei. Consultando o Google, encontrei orientação no site http://www.meuaquario.com , e, para minha surpresa, depois da limpeza, a bombinha voltou a funcionar. Fico-lhes imensamente grato pela presteza profissional.
    Abraços,
    Carlos F. Torchia

Leave Comment