Manutenção Básica do Aquário

By • Nov 3rd, 2009 • Category: Manutenção do Aquário

Manter o aquário é manter o equilíbrio atingido com a maturação dos filtros, o crescimento das plantas e a saude dos peixes. Faz parte da manutenção a interferência do hobbista para alimentar os peixes, retirar peixes mortos, podar plantas muito grandes, remover folhas amareladas e manter a qualidade da água limpando os filtros, sifonando o cascalho para remover detritos e fazendo trocas parciais de água.

Os peixes devem ser alimentados de acordo com suas necessidades, mas nunca devem receber comida em excesso, já que para tentar reproduzir um ambiente natural nós temos que lembrar que na natureza uma das lutas diárias desses bichinhos é conseguir sua comida, que raras vezes é encontrada em grande quantidade, e nem sempre está disponível. A falta de comida no aquário é menos prejudicial do que o excesso, pois esse acaba caindo no fundo, e se decompondo, poluindo o aquário. Os peixes ornamentais podem passar até 10 dias sem receber comida.

As plantas muito grandes acabam por cobrir a superfície, dificultando a penetração da luz, e assim alterando o equilíbrio do aquário ao prejudicar o desenvolvimento de plantas mais baixas e permitindo que apareçam algas marrons, que não são prejudicias por si, mas que demonstram uma alteração na qualidade do aquário. As folhas amareladas, assim como o excesso de dejetos e resto de comida, devem ser removidas para que não comecem a se decompor alterando a qualidade da água.

Para a remoção dos dejetos, recomenda-se trocas parciais de água a medida que vai se formando uma camada de detritos no fundo. A água a ser reposta deve ser tratada e estar na mesma temperatura da do aquário, para que os peixes não sofram um choque térmico.

A melhor técnica é usar um sifão e com ele cutucar a camada de cascalho para que a sujeira seja revolvida e sugada pelo sifão. Por último, se existirem filtros externos, esses devem ser regularmente checados para verificar se o elemento filtrante não precisa ser trocado.

Leave Comment