Frio e Baixas Temperaturas no Aquário

By • Nov 12th, 2009 • Category: Manutenção do Aquário

Com a chegada do inverno, ou apenas com as quedas de temperatura, é necessário fazer algo mais no aquário. A temperatura do aquário tende a diminuir e ficar igual a temperatura ambiente. O que deve ser feito:

– Colocar um aquecedor ou termostato no aquário para deixar a temperatura habitual (normal).

Como e qual aquecedor colocar?
Existe no mercado diversos tipos de aquecedores, de várias voltagens (potencia) e varias marcas. Compre o aquecedor de acordo com o tamanho de seu aquário.

Aquecedor para AquárioAquecedores convencionais e sem termostato: Esses aquecedores são os mais baratos, mas eficientes, o único problema é que você não deve compra um muito potente pois ele irá super aquecer a água descontroladamente.

O ideal é você comprar um mais fraco e deixa-lo ligado pois assim a temperatura irá subir vagarosamente. Para um aquário de 200 litros, por exemplo, coloque um aquecedor de até 100W e você poderá deixá-lo ligado o dia todo se o frio for intenso ou apenas nas horas em que estiver mais frio (aqui no Brasil geralmente à noite, das 6 da tarde até as 9 da manhã). Junto com o aquecedor, compre um termômetro. É muito importante ficar atento à ele.

Termostatos: (Alguns já vem com aquecedor embutido, outros é necessário ser acoplado um).
Coloque-o no aquário, ligue e comece aumentando a potência até ascender a luz existente nele. Quando a luz se apagar é porque já aqueceu de acordo com a potência que você ajustou. Olhe no termômetro e veja com está a temperatura. Se precisar aquecer mais o aquário, aumente um pouco mais a potencia e assim vai até chegar na temperatura desejada (isso leva um certo de tempo). Quando chegar à temperatura desejada, deixe-o do jeito que você mexeu pela ultima vez pois quando a temperatura diminuir ele ligará sozinho e deixará a temperatura normal.

A temperatura do aquário deve aumentar vagarosamente pois do contrários peixes poderão sofrer choque térmico ou causar problemas à saúde deles.

Existem peixes que são altamente resistente à baixas temperaturas, é o caso dos peixes japoneses (Carpas e Kinguios). Sua espécie está habituada e adaptada a viver em fontes e lagos gelados. No frio, as doenças costumam aparecer com muita freqüência, principalmente Íctio, fungos e bactérias atacam os peixes. Leia sobre essas doenças, como trata-las ou preveni-las na seção doenças do site). Outra dica é manter os peixes sempre bem alimentados, com alimentação de qualidade. Faça tudo certo, usando adequadamente os acessórios e cuide bem de seu aquário.

Leave Comment