Dicas na Escolha de um Aquário de Peixes

By • May 25th, 2009 • Category: Tutorials

Manter um aquário doméstico pode ser trabalhoso, porém nem tanto quanto pensamos. Se você configurar corretamente o tanque, colocando um conograma correto de manutenção regular, certamente tera uma boa experiência. Um aspecto muito importante é ter certeza de fazer uma boa escolha na hora de selecionar os peixes que farão parte de seu pequeno eco-sistema. Existe a necessidade que os peixes sejam compativeis entre si para uma boa armonia do aquário, seja ele de água doce ou marinha.

Todos nós gostariamos de possuir uma variedade de peixes de diferente tipos, tamanhos e cores, porém é preciso analisar com cuidado o que você esta escolhendo, já que muitos peixes são incompatíveis por diversos motivos.

A chave para se ter um aquário de peixes em vivem em boa harmonia é evitar misturar peixes agressivos com pacíficos, e caso realmente queira fazer a mistura tente pelo menos fazer que com os peixes de maior agressividade sejam de menor porte, assim você evita que eles se tornam territoriais e machuquem outros peixes de mesmo porte.
O método mais seguro está em simplesmente escolher peixes que se dão bem. Um dos meus favoritos é Neon Tetras e eu sempre pensei que um tanque ficaria bastante violento, com apenas um grupo deles.

Alguns peixes que são ligeiramente agressivo podem ser colocados em um aquário juntos com outros não violentos, isso proporcionará um balanço entre as espécieies.
Ciclídeos são agressivos, mas no geral são umas mais pelas espécieis de peixes tropicais. Eles normalmente são grandes em tamanho e algums possuem cores vibrantes e brilhantes que reflectem uma beleza subaquática.

Elas não devem ser mantidos com outros peixes mais pacíficos, ao menos que você quiser ver seus peixes sendo devorados ou assasinados periodicamante pelos ciclídeos. Alguns ciclídeos comuns incluem Jack Dempsey, Pink presidiário e Firemouth. Você pode misturar estes com tubarões e bagres. Alguns dos mais agressivos ciclídeos Africano necessitam ser mantidos em grandes grupos de 6 ou mais, a fim de manter o equilíbrio e a ordem no tanque.

Ao escolher peixes com longas barbatanas, você deve manter um ambiente com animais pacíficos. Como todos sabemos betas são muito bonitos mas só pode ser mantido um por tanque (ao menos que você tenha um grande tanque e então você pode ser capaz de conseguir 2 a co-existir). Eles podem ser mantidos com swordtails, platies, mollinésias, peixe anjo e gouramis.

E não esqueça que você precisa de um peixe para limpar o tanque e um dos mais recomendados seria usar o limpa-fundo ou plecostomus para isso. Normalmente essa categoria de peixes não enfretam nenum problem por viverem sempre no fundo do aquário, podendo assim ser misturados com espécies mais agressivas.

One comment on »

  1. tenho um aquario que comporta +/- 30lts e uma variedades de peixes grandes, pequenos, com escamas ,sem escamas, linpa fundo, limpa vidro e tb tenhjo os remidinhos como anti-fungos ,ictions e uso bicabornato p a acidez e meço o phd . Só que depois de eu ter colocado o anti-iction morreram quande parte um apos o outro ou algum em coletivo . O que pode ser, podem me ajudar a ter um tanque sadio p eles?
    Estou pensando até em colocar agua mineral. Isso ajudaria ou até mesmo acabaria com a morte deles?
    Tenho um outro aquario menor com dois agressivos mas eles estão bem e eu não coloquei o anti-iction neste. é verdade que existe ração a base de alho p ele e que age contra o iction?

    desde já agradeço pela atenção.

    MARA RODRIGUES
    BARRA DA TIJUCA-RJ

Leave Comment