Como Tratar o Íctio nos Peixes Ornamentais

By • Nov 16th, 2009 • Category: Tratamento de Doenças

Todo aquarista se sente ameaçado com a tal temida doença do Íctio. Mas esse parasita é fácil de ser combatido no aquário, desde que o tratamente seja administrado corretamente. Uma vez eliminado dos peixes, e com o devido cuidado na temperatura e alimentação, dificilmente a doença voltara a atacar seus peixes. Abaixo segue um pequeno guia a respeito.

Diagnóstico:
O peixe quando esta com íctio fica salpicado de pequenos pontos brancos, ficam se roçando em pedras e enfeites do aquário, no começo são pequenos pontos brancos, depois vão se poliferando cada vez mais, e chega uma hora que libera uma espécie de “cordão” cheio de cistos que irão contaminar novos peixes que habitam o aquário.

Tratamento:
Para tratar há várias formas, entre em “doenças e anomalias”, mas como aqui é a parte de dicas, vou falar o método que mais traz resultados positivos e menos mau ao ecossitema do aquário, porque se você experimentar usar os remédios que vendem para tratamento, com certeza você vai ver todas suas plantas mortas e as bactérias benéficas também.

Bom, como o íctio se desenvolve por quedas de temperatura e falta de luz, é até fácil combater, primeiro eleve a temperatura para 32 graus, aumente a potência da iluminação ao dobro, se for de 15w aumente para 30w. Com isso o parasita não vai se desnvolver na água, mas agora é preciso tratar o peixe infectado, para isso faça o seguinte:

-Prepare um aquário pequeno, livre de pedras e enfeites;
-coloque água desclorada nele;
-Adicione uma colher de sal grosso(sem iodo) ou marinho na proporção de uma colher das de sopa cheia por litro d’água;
-Coloque o peixe na água e conometre em 3 minutos, se o peixe demonstrar sinais de angústia retire-o na hora e tente o tratamento alguns minutos depois.

Agora que o seu peixe esta tratado é só esperar um ou dois dias que simplesmente o íctio vai desaparecer. Mas nesses dois dias continue com a potência da iluminação dobrada e a temperatura em 32, e quando terminar o tratamento abaixe a temperatura de forma devagar.

Prevenção:
Para adquirir o íctio só há 3 meios:
-Colocar algum animal infectado em seu aquário;
-quedas bruscas de temperatura;
-falta de iluminação.

Então você já viu que o íctio só aparece por erros humanos, tanto que no habitat natural esse parasita não ataca os peixes. Então sempre use aquecedor com termostato, ilumine seu aquário no mínimo 12 horas por dia na proporção de potência certa, e quando comprar algum peixe ou outro animal aquático deixe-o de quarentena durante 15 dias, e observe se ele não desenvolveu alguma característica anormal. Fazendo isso o parasita do íctio vai ficar bem longe de seu aquário.

11 comments on »

  1. Meu peixe esta com isso ai eu acho viu..ele tem manchinhas brancas, e estava ficando muito no fundo do aquário, peguei as vezes ele esfregando nas pedrinhas dai eu comprei um remédio, tipo uma capsula, amarelinha, um pózinho, dai joguei, dai o aquário está todo amarelo, será que ele vai sarar?

  2. Quando montei meu aquário a uma semana atrás peguei meu telescópio e mais 3 kinguios dourados estavam vbeliscando ele e no dia seguinte ao da compra percebi que ele o telescópio tava com varias bolinhas brancas espalhadas então comprei o ictio e fiz o tratamento na agua só que no dia seguinte notei que ele não está comendo, então na hora da comida retirei ele do aquario e pus em uma vasilha só para ver se ele ia comer e não gostei do que vi ele pegava a ração que colocava e quando eu achava que ele comia ele cospia vomitava não sei bem colocava pra fora e ficou assim pegando e cuspindo por varias vezes até que devolvi ele pro aquário. Estou muito preocupada e com muito medo que ele morra.

  3. Meus peixes estão com ictio como devo limpar as decorações do aquário para coloca nele de novo.

  4. Ohh, o meu betta tava com isso pelo motivo dele ficar no meu quarto q tem ar condicionado…
    Primeiro q eu fiz foi tentar com permanganato de potassio, dissolvi bem pouco na agua, ela ficou rosinha, mas nao gostei pq o peixe foi ficando com a cor bem viva e nao reagiu bem, com o sal eu consegui remover do leixe e usri o sal no quario sem o peixe, para poder remover do aquario.. o

  5. Mas e se o peixe for coridoras ou cascudos?

  6. E se o peixe for coridoras ou cascudos pode por o sal grosso?

  7. Atenção que os objectos decorativos que colocamos nos aquários de baixa qualidade comprada em lojas inadequadas como chinês e não só, contém químicos que se soltam na água e fazem desenvolver o ictio. eu tive 2 peixes de água fria 1 mês numa jarra de vidro, nunca apresentaram nada de doenças, após um mês comprei aquário e uns decorativos, ph certo, temperatura igual á do jarro 21º e a mesma iluminação e a mesma alimentação e após 2 dias no aquário estavam minados de pintas brancas, mais dois dias e morreram. removi tudo incluindo bomba, comprei outra, esterilizei os decorativos com água a ferver numa panela, os decorativos largaram uma substancia que ficou agarrada a panela que parecia cola super 3 que nem com esfregão saiu. depois de tudo esterilizado e com uma bomba nova, comprei mais peixes e deixei fora do aquário em uma jarra, em 2 semanas não apresentaram sintomas de nada, mudei-os para o aquário, em 2 dias infectados de novo e mortos de novo. Dirigi-me a uma loja apenas de animais, e expus o que se estava a passar ao qual obtive a resposta que os decorativos para aquários vendidos nos chinês e não só, não são apropriados porque contem químicos nas suas composições que fazem desenvolver esta e outras doenças. Estava também uma senhora no local que lhe aconteceu exactamente o mesmo e desde que removeu os decorativos , adicionou peixes novos já os tem há 2 anos e nunca mais tiveram doença alguma.

  8. Meus peixes estão cheio de pintas brancas devido ao parasita que ataca muito nos aquarios..so na loja me deram TAIYO CONTROL e não souberam me explicar como usar..ao fazer o tratamento devo fazer com os peixes na agua ou so tratar a agua e depois por os peixes?

  9. Posso fazer esse tratamento em carpas?

  10. o meu kinguios tinha ictios fiz o banho de sal e aumentei a temperatura para 31ºC mas ele continua parada e ao cima da agua deitado
    devo fazer outro banho de sal e mudar a agua do aquário ?

  11. Octio: se deixarem direto em 32 graus no termostato não terão mais peixes conta ictio.
    Rui o kinguio quando bóia na superfície lateralizado geralmenteé problema na bexiga natatória, isso ocorre devido ao excesso de comida principalmente bolinhas que ao ingerir dilatam e fazem fissuras internas ocasionando inflamação e problema na bexiga natatória, além de poder ser por parasitas (menos provável). Para resolver procure dar ração de flocos e inclua ração SPIRULINA em flocos também dando sua ração de preferência mais a SPIRULINA diariamente em baixas doses isso evitará ele comer d+ e ter novamente o problema. Eles precisam de verduras também pra tratar e também pra não voltar. Eu aqui congelo couve folha, tiro do congelador só um pedacinho dobro em várias partes e pico com a tesoura em partes bem pequenas e removo os talos maiores. Em 2hs eles devoram tudo!!! Vc pode dar verduras a cada 4 dias ou 1x/ semana pelo menos. Também pode dar ervilha (em lata não pode) vc compra ervilha aquelas de saco, põe 1 por peixe no microondas depois de molinhas vc ou pica bem ou espreme com espremedor de alho que é ótimo! Isso resolve!!! Abraços a tds

Leave Comment