Como fazer uma Toca ideal para o seu Peixe

By • Nov 12th, 2009 • Category: Tutorials

Bom, você deve estar pensando que essa dica seja inútil, aprender a fazer toca pra peixe”, calma, fazer toca para um peixe não é tão simples quanto parece, é simples mas tem suas técnicas. “Que peixe gosta de ficar em toca???”, vários peixes, vou dar exemplo de alguns: Abelhinha, Coridora, Ituí Cavalo, Labeo frenatus, Betta Fêmea entre outros.

Esses e outros peixes procuram toca para poder ficarem “a vontade”, normalmente são peixes de hábito noturno, a toca os proporciona sossego, sombra e água sem movimento. Mas se a toca não for bem montada não dará ao peixe esses benefícios que ele procura, por isso resolvi escrever essa dica, já que em 95% dos aquarios que vejo possuem tocas mau montadas ou de pouca eficácia ao peixe. Vamos lá, primeiro passo é você comprar ou coletar pedra(s) e tronco(s), pois eles servirão de auxílio na construção.

Segundo passo é você cavar o local onde a toca será montada, fazer uma pequena profundidade no cascalho, aproveite para sinfonar esse local. Terceiro passo é a montagem, antes vou ressaltar um fator, é preciso senso, pois se o seu peixe for pequeno você não vai fazer uma toca gigante, por isso escolha o tamanho da toca de acordo com o tamanho do peixe(e sempre fazer a toca para apenas um peixe, nunca querer usar uma toca para vários peixes).

Olhe abaixo como montar:

1º Coloque o tronco em horizontal com 1cm afundado no cascalho

2º Coloque uma pedra retangular em cima do tronco, ajeite de um jeito que a toca só tenha uma saída.

3º Para fazer o apoio da toca para que ela não tenha perigo de desabar, coloque uma pequena pedra áspera apoiada ao tronco. Observe abaixo o bitmap abaixo mostrando dois estilos de toca, a errada( que a maioria dos aquaristas fazem) e a certa:

Observe que a toca montada errada correr risco de se desmontar por qualquer correnteza forte, e a iluminação esta penetrando dentro da toca, o que não serviria de nada ao peixe, já a toca certa esta muito mais segura, com bom abrigo ao peixe e sem penetração de luz.

One comment on »

  1. Bom, sempre quis fazer uma toca para meu peixe e este éo primeiro tutorial que encontro, porem nao consegui visualizar como seria montada a toca, se possivel gostaria de ver alguma imagem…

Leave Comment