Como fazer Infusórios

By • Nov 12th, 2009 • Category: Tratamento de Doenças

Infusório para AlevinosInfusórios, o que é isso? Essa é a pergunta mais frequênte nos iniciantes em reproduções, mas não é nada complicado, os infusórios são seres em espécies microscópicas e espécies visíveis e olho nú, o microrganismo mais conhecido nos infusórios é o “parecium”, ele é vísivel a olho nú. Como surge os infusórios? Os infusórios surgem de matérias orgânicas em decomposição que esteja em contato com a água ou humidade.

Como preparar uma infusão:
Para preparar uma infusão não é nada díficil, siga os passos abaixo:

– Coloque 1 litros de água “velha”(que esteja livre de poluentes, velha não é sinônimo de poluída!) do seu aquário em um recipiente de vidro(é bom pinta-lo de preto ou colocar um pano em cima, pois o excesso de luz provocará uma superpopulação de algas).

– Deixe uma folha de alface ou qualquer outro tipo(pode até ser ração) de vegetal secando ao sol, até ficar seco, isso vai demorar uns dois dias no sol, por isso se você estiver pretendendo reproduzir, primeiro prepare os infusórios.

– Depois do vegetal seco, coloque-o na água “velha”, espere uns dois dias até o mesmo entrar em composição, logo formará os microrganismos que são os infusórios, será preciso que você alimente os infusórios, mas só fará isso quando a água da infusão passar da fase “opaca” para a fase cristalina, quer dizer que a matéria alimentícia deles acabou, será preciso que você coloque diariamente uma gota de leite para servir de alimento a eles.

Depois de umas duas semanas essa infusão criará mau cheiro, é aconselhável fazer uma nova infusão.

Coleta dos infusórios:
Para fazer a coleta. basta você acender uma lanterna de foco pequeno direcionado em apenas um local do recipiente que esta o infusório, logo você verá seres ‘brilhando” e a água se tornando mais cinzenta, é a concentração de infusórios, retire com uma seringa ou até mesmo com uma colher, sirva aos alevinos (use o mesmo método de atrair os infusórios para atrair os alevinos, assim a alimentação será mais aproveitada) umas 5 vezes ao dia.

8 comments on »

  1. Quando diz seca, refere-se a castanha ja como se estivesse podre? ou apenas seca mas ainda verde?

  2. precisa murchar a folha ao sol ? cheiro verde da certo?

  3. Oláá eu tenho uma criação de betta e quero reproduzir novamente( JÁ REPRODUZI UMA VEZ SÓ QUE A MINHA NINHADA NÃO VINGOU SERÁ A ALIMENTAÇÃO DOS ALEVNOS? ) eu fiz um pouco de infusório aqui em casa mais não deixei a casca secar será isso que matou a minha ninhada? posso só alimentar os alevinos com infusórios?

  4. quando diz para por a folha do alface para secar . quer dizer para botar para secar sem água ???

  5. hugo bortolini – Colaca ela na agua para secar…hohohoho

  6. Quando ele fala (Coloque pra secar a casca da banana) , ele quer dizer deixar a casca ao ar livre e exposto ao sol por 2 dias.
    e depois de dois dias coloque as cascas da banana dentro d’agua e tampe…
    aaa mais uma coisinha, não preciza maxucar a casca da banana não e so colocar no sol e deixar por 2 dias.

    “Espero ter ajudado”

  7. eu fiz infusorios de um jeito mas fácil! só coloquei água com um pouco de leite em pó! e acrecentei água de um jarro de flores e depois push uma folha de capim!

    tem outro mas fácil! planta um pé de capim no fundo do aquário! e vai aparecer unha nuvem em volta dele! até meu beta adulto se alimenta deles

  8. a quantidade e só uma colhe de chá para todos os alevinos ou uma colhe de sopa para todos os alevinos?

Leave Comment