Aquário Marinho – Segunda Parte

By • Apr 2nd, 2008 • Category: Tutorials

Local de Instalação
Após você ter comprado os materiais necessários para a montagen, a primeira coisa a ser feita é achar um local para a colocação do aquário. Este local não deve ser muito calmo pois podera fazer com que os peixes fiquem desacostumados com os seres humanos, assim se assustem com o movimento de pessoas facilmente. O que o aquarista não quer é ver seus peixes escondidos atras de rochas e plantas toda a vez que alguem se aproxima do tanque.

Lavagem dos Materiais
Achado o local, lave bem a cuba de vidro e todos os outros componentes, na limpeza use somente água corrente e “jamais use algum tipo de produto químico, pois poderá permanecer algum resto do produto que consequentemente ira causar contaminação e a morte dos peixes. Produtos como sabão não evaporam da água mesmo depois de muito tempo.

Montagem do Sistema de Filtragem
Lavado a cuba e todos os acessórios, é hora de instalar o filtro biológico de fundo, encaixando bem todas as plaquetas, em seguida coloque o cascalho que deverá estar “muito bem lavado” caso o contrário ira turvar a água. Lembre-se também que a altura do cascalho não poderá ser inferior que 5 cm e superior a 15 cm. Com a quantidade de cascalho inadequada o filtro biológico perde o seu propósito pois se muito fino, a luz atravesa o cascalho e causa a morte das bactérias.

Colocação dos Acessórios
Feito isto instale todo a parte elétrica e mecânica como a(s) bomba submersa(s) ,o aquecedor, termostato ou termômetro a iluminação o filtro externo entre outros. Lembre-se de seguir as intruções do fabricante a risca.

Decoração do Tanque
Acabado esta parte é hora de decorar o aquário, de prefêrencia use corais naturais algas marinhas e outros.Não use acessórios de plásticos, troncos ou pedras de rio.(Somente objetos do mar.)

Finalizando
Por fim encha o aquário com água da torneira(Caso você use o sal sintético, vide uso deste produto na indicação do fabricante) ou então colque água do mar previamente tratada com cloro e filtrada ou decantada.Não esqueça de manter a densidade em torno de 1.022.

Terminado, faça o aquário funcionar ligando os motores, o aquecedor e a lâmapada isto fara com que o aquário começe a ter “vida”.

Feito tudo isto, o melhor a ser feito é esperar no minimo 30 dias para que o nitrito e a amônia abaixe.É possivel colocar os peixes no mesmo dia da montagen, para isto é precisso o uso de nitro bactérias, que aceleram a capacidade do filtro biológico fazendo com que o nitrito abaixe em poucas horas…mas lembre-se que um aquário novo não possui equilibrio nenhum e poderá causar a morte dos peixes mais fracos.

Passado os dias chega o grande momento, o de habitar o aquário, mais espere a coisa não é tão simples assim.

Dicas para Manutenção Diária do seu Aquário

  • Nesta etapa você ficara sabendo o que pode e o que não pode se fazer quando o assunto é aquário bonito e peixes saudáveis.
  • Evite ficar colocando muito a mão dentro do aquário, caso isto seja necessário lave-as muito bem com água corrente(não use sabão).
  • A alimentação é algo muito importante para a saúde do peixes, alimente-os no minimo 2 vezes por dia, uma de manhã e outra a noite.
  • Lembre-se que o metabolismo dos peixes é maior pela manhã, sendo assim se alimentam melhor.
  • Evite a super alimentação, coloque poucas quantidades de cada vez e caso eles comam tudo repita a operação.
  • Coloque algas e corais naturais no seu aquário, evite conchas pois elas são aspiraladas e provocam zonas anaeróbicas.
  • Quando você adiquirir um novo peixe coloque o saco de transporte boiando sobre a água do seu aquário durante 10 minutos e cada 3 coloque um pouco da água do seu aquário dentro do saquinho do seu novo peixe. Isto tudo é necessário para igualar a temperatura e os aspectos químicos como o P.H.(Não coloque a água do saquinho de transporte no seu aquário).
  • É aconselhavel que você de um banho rápido no seu novo peixe com algum produto específico como labcon Clean Marinho, este banho evitara que doenças entre em seu aquário contaminando o seus peixes.(Maiores detalhes de como usar vide bula do produto).
  • É importante evitar a colocação de peixes agressivos no seu aquário pois isto podera causar grandes trastornos para você e os outros habitantes.
  • A luz devera ficar acessa durante 8 à 12 horas no maximo, um periodo maior podera causar um grande aumento de algas e um desenvolvimento anormal das plantas.
  • Periódicamente varie o cardápio do seus peixes com alimentos vivos.Ex: artêmia salina , micro-vermes, dáfnias, larvas de mosquitos, tubifex etc…
  • Evite a super população do seu aquário, tenha como base 1 peixe pequeno para cada 3 lts, um médio para cada 10 lts e um grande para cada 30 litros.(Ou 1 cm de peixe por litro d’ água).
  • Coloque peixes parasiteiros como o Bodianus.Ouriço, Estrela do mar e o Bernado Eremita são ótimos limpadores.
  • Mantenha a densidade da água em torno de 1.022, em densidade menor os parasitas encontram dificuldade para se reproduzir.
  • Peixes muito grandes poderão comer os menores, tenha bom senso na hora da compra.
  • As algas como os peixes vivem melhor em aguá cujo o P.H é o mais apropiado para cada tipo de espécie.
  • Com a evaporação da água a densidade aumenta, isto é prejudicial tanto para as algas quanto para os peixes.A solução para isto é simples basta compensar a quantidade evaporada adicionando água doce sem cloro todo o dia.

One comment on »

  1. MUITO OBRIGADO,D TODOS O SITES Q EU LI VCES FORAM OS MELHORES REALMENTE ME ESPLICARAN COMO MONTAR E FUNCIONAR UM AQUARIO MARINHO, NOS MIMINMOS DETALHES.
    GOSTEI DEMAIS…….

Leave Comment