Alimentação Básica dos Peixes

By • Nov 5th, 2009 • Category: Manutenção do Aquário

Comida em FlocosTal como os outros vertebrados, os peixes necessitam de hidratos de carbono, minerais, vitaminas, gorduras, proteínas e água.

A melhor maneira de lhes fornecer todos os nutrientes é dando-lhes uma dieta variada de alimentos de boa qualidade, tanto vivos como manufacturados. É preferível alimenta-los “pouco e muitas vezes” a dar-lhes uma grande refeição diária. Dê-lhes pequenas quantidades de comida duas ou três vezes por dia e tente variar a dieta.

Existem 5 tipos principais de alimentos embalados: flocos, granulados, comprimidos, liofilizados e congelados.

Flocos — É um dos melhores alimentos completos. Tende flutuar por instantes, para os peixes que se alimentam à superfície. Depois afunda-se lentamente e é engolido peles peixes de meias águas, e acaba por alimentar os peixes de fundo.

Granulados e Comprimidos — Em geral afundam-se rapidamente e são ideais para peixes de fundo. Os comprimidos podem ser colados às paredes a meia altura do aquário.

Liofilizados — Consistem em alimentos vivos liofilizados, ou seja, desidratados.

Congelados — Vermes apanhados e congelados, podem ser dados aos peixes mais tarde, sem perda do valor alimentar.

Existem também alimentos vivos que podem ser dados directamente aos peixes (depois de lavados, claro). Dê alimentos vivos aos seus peixes como petisco. Tiram muitos benefícios dos alimentos vivos e gostam de perseguir os pequenos seres introduzidos no aquário.

Mas também podem ser prejudiciais pois podem transportar doenças para o aquário. Alguns exemplos de seres vivos que podem dar-se aos peixes são: artémias, tubifex, dáfnias, minhoca. As artémias podem ser criadas em casa e é possível que encontre outro tipo de alimentos vivos em vendedores especializados.

Leave Comment