Acará Disco (Synphysodon discus)

By • Mar 19th, 2008 • Category: Artigos Especiais

É um peixe nativo da região amazônica principalmente dos rios Negro e Madeira é de difícil reprodução em cativeiro especialmente em aquários, no entanto criadores americanos, alemães e asiáticos tem muito sucesso na criação deles e existem muitas técnicas de reprodução em cativeirio que não desconhecidas da grande maioria dos aquariófilos principalmente aqui no Brasil , mas vou descrever alguns procedimentos que podem ajudar a consegui-lo ou pelo menos mante-los com saúde em seus aquários.

Qualidade da água:
A água deve ser muito limpa , livre de amônia , nitritos e com a menor concentração possível de nitratos, para isso deve-se efetuar trocas parciais ( 20%) periódicamente , este período vai depender de vários fatores como o tamanho do aquário , quantidade de peixes e sistema de filtragem usado, a iluminação dever ser preferencialmente branda.

Alimentação:
os discos podem ser problemáticos quanto à alimentação , isto pode ser corrigido deixando-os 1 ou dois dias de jejum e depois oferecer-lhes comida em flocos ou granulada grossa, para reprodução o casal deve receber alimento vivo como tubifex , pequenas minhocas , larvas de mosquito, arêmia salina, etc. A Alimentação viva pode ser substituída pelos seus equivalentes liofolisados , se aceitarem é claro. Muitos criadores experientes preferem oferecer pastas preparadas a base de coração de boi para seus discos mais adiante vou descrever uma receita de pasta que tenho usado com sucesso na alimentação de meus discos.

Acasalamento:
Devemos colocar de 6 ou mais jovens discos em um aquário grande ( mais de 150 l) para que se formem os possíveis casais, formados os casais estes devem ser colocados em aquários indiviuais com ph ácido (+- 6,6), água bem mole e temperatura em torno de 29o a 30o C

Desova:
o casal limpa o local da desova e depois de alguns dias a fêmea deposita os ovos (cerca de 150 ovos) e o macho os fertiliza. Os filhotes nascem 4 ou 5 dias depois, durante os tres primeiros dias os alevinos sobrevivem do saco vitelino rico em alimento, depois passam a se alimentar de um muco secretado do corpo dos pais, com mais aproximadamente 1 semana eles já podem receber infusórios e nauplios de artêmia mas ainda vão precisar da secreção dos pais por mais uns 30 dias e com aproximadamente 50 dias os filhotes podem ser separados dos pais, a reprodução só se dá se a qualidade da água for ótima (mole , ácida e livre de impurezas).

Receita de pasta para discos:
Ingredientes, 250g de coração de boi bem limpo, 150g de camarões sem casca, 150g de fígado de boi, 200g de folhas de espinafre, 200g de cenoura, 1/2 maçã nacional madura, 1/2 banana madura, 1/2 lata de ervilhas escorridas e lavadas, 1 pacote de gelatina sem sabor , 3 colheres de sopa de Neston ou outro cereal para bebes e 3 colheres de sobremesa de Tetra Bits. Modo de preparo , cozinhar o espinafre e a cenoura, bater no lquidificador, coar em um pano fino para retirar o escesso de água e separar, bater os demais ingredientes no liquidificador ou moedor menos a gelatina, bata até que vire uma pasta bem homogênea, acrescente a cenoura e o espinafre, continue batendo e acrescente a gelatina aos poucos sempre batento, quando homogeinizar separe, coloque em uma panela e ferva em fogo baixo por 2 a 3 minutos, separe, espere esfriar, a pasta deve ter uma coloração marrom escura ou arroxeada mostrando que predomina o coração e o fígado sobre os vegetais se ficar verde faça novamente com menos espinafre e cenoura em seguida congele, você deve descongelar apenas a quantidade que irá usar no dia seguinte. Ofereça aos discos 3 vezes ao dia. Eu uso esta pasta e os meus discos gostam muito dela.

5 comments on »

  1. Boas,
    Coração de boi ? para quê ? Por acaso, no Rio Amazonas, quando cai algum boi á água os Discus vão lá e comem o coração ? Estranho não ? O mesmo acontece com o figado de galinha…
    Isso apenas serve como fonte de proteina e gordura, nutrientes esses que podem ser trocados, pois carnes de animal de sangue quente poedrá provocar flagelados intestinais.
    Existem papas caseiras muito menos dispendiosas, e com tantos ou mais nutrientes, deixo um exemplo:
    Granulado vermelho SERA
    Kiwi
    Banana
    Maça sem casca
    Cenoura escaldada
    Espinafres escaldados
    Vitaminas e extrato de alho da nutrafin por exemplo

    Mistura-se tudo, não com água, mas sim com os 2 liquidos acima citados, não convem fazer uma papa muito liquida, pois desfazer-se-a na água, e com os Discus são peixes que gostam de “pastar” no fundo, não convem que a comida se desfaça muito, pois o mau proveito na alimentação, poderá causar graves picos de niveis nitrogenados.

    Cumprimentos

    Ricardo Silva

  2. Amigos,
    Desculpem, mas também não visualizo frutas como maçã e Kiwi na floresta amazônica. Da mesma forma, considero muito difícil que um Acará selvagem se alimente de cenoura ou espinafre in natura. Se usarmos estas justificativas, melhor seria nos limitarmos às artêmias.
    Sinceramente acredito na formulação da pasta com a mescla das duas receitas. Elaboro a minha com fígado bovino, couve, espinafre, cenoura, alho, tetra collor, maça, complexo vitamínico próprio, camarões sem casca, artêmia adulta e gelatina. Não uso, sob circunstância alguma, qualquer parte de frango. A aceitação é muito boa, inclusive notei que depois da utilização desta pasta, os acarás passaram a procriar em intervalos menores e com uma postura mais elevada.
    Saudações
    Jorge Rocha

  3. Pessoal,

    Qual a base científica, ou seja, existe algum estudo sobre a formulação desta ração?
    Abraços.

  4. pay people to write papers https://expertwriting.org/?cid=2190

  5. Есть такая услуга – добровольное медицинское обслуживание (или ДМО).
    Она предполагает, что вы вносите небольшую сумму за то, что ходит на прием целый год не платя за каждый прием.
    Однако соцопросы показали, что лишь 3% жителей Санкт-Петербурга знают об этом.
    По какой причине?
    Потому что клиникам выгоднее сдирать с людей деньги за каждое посещение.
    А если какой-нибудь сотрудник клиники попытается рассказать про добровольное медицинское обслуживание клиенту – это сулит ему увольнением.
    Эта информация уже спровоцировала кучу скандалов, после того как информацию об услуге рассекретил один врач.
    Его уволили “по собственному желанию”, после того, как он предложил ДМО своему пациенту.
    Самое невероятное, что официальные положения по ДМО находились в открытом доступе, просто натыкались на эту информацию только случайные люди.
    Как отстоять свои права?
    О правилах предоставления такой услуги и обязанностях клиник можно узнать, просто вбив в Яндекс фразу: “добровольное медицинское обслуживание”.
    Именно обслуживание, а не страхование.

    34j5c6h86

Leave Comment