Categories
Peixes de Água Doce

Tudo sobre o Peixe Guppy (Lebiste)

Nome científico: Poecilia reticulata (Wilhelm C. H. Peters)

Nome popular: Guppy, Barrigudinho, Lebiste, Bandeirinha, Sarapintado, Peixe-Arco-Íris, Guaru-Guaru, Bobó, Rainbowfish, Missionaryfish, Millionenfisch, Buntfleckkaerpfling etc.

Introdução:   O Guppy é um peixe bastante resistente e pouquíssimo exigente quanto as instalações, mas devemos tomar alguns cuidados. A água deverá ter uma água macia (6-10 dH) e ligeiramente alcalina, com o pH entre 7.0 e 7.2. Mantenha a temperatura em 25° C a 30° C.

Os guppies podem ser criados em aquários comunitários, desde que não hajam peixes muito maiores que ele, que possam danificar suas enormes nadadeiras dorsal e caudal ou devorá-las. Além de mais coloridos, os machos são bem menores que a fêmea, eles medem até 3cm, enquanto que elas podem chegar a 5,6cm. A nadadeira caudal dos machos é normalmente do mesmo tamanho do corpo e bem aberta, ao passo que a das fêmeas é igual a metade do corpo.

Muitos aquaristas levam a criação de guppies a um nível tão sério e em tão grande escala, que fazem do hobby sua fonte de renda. E não é para menos, esses peixes são bastante ativos, desenvolvem-se bem em aquários pequenos, estão sujeitos a poucas doenças e se reproduzem com grande facilidade. E ainda, o Guppy é um dos peixes ornamentais mais bonitos, populares e procurados pelos aquaristas.

peixe-guppy-02
O Guppy faz parte da família dos Poecilídios. Eles foram originários de águas doces de Trinidad, Barbados e países do norte da América do Sul, mas foram disseminados por quase todo o mundo. É encontrado na natureza geralmente em águas pouco movimentadas, ou então estagnadas. Nestes locais os guppies são verdadeiros devoradores de larvas de insetos e em alguns países, inclusive o Brasil, são usados para controlar a proliferação de mosquitos transmissores da malária e outras doenças.

Reprodução

 Quem já viu guppies em um aquário, com certeza já percebeu que os machos ficam nadando ao lado de sua companheira, num ritual amoroso. Ele vibra as nadadeiras dorsal e caudal se dobrando e encosta seu gonopódio (órgão sexual do macho) no órgão genital da fêmea, fecundando-a. O período de gestação dos filhotes varia entre 21 e 28 dias. Próximo ao nascimento o abdômen da fêmea se apresenta bem inchado e aparece perto da nadadeira anal uma mancha escura ou clara, dependendo da cor do peixe, que vai aumentando com a proximidade da parição. O ideal seria retirarmos a fêmea do aquário e colocarmos em outro sozinha, pois o canibalismo nesta espécie é muito comum. Esse aquário, chamado de maternidade, deve ter esconderijos, como plantas ou até um saco de frutas, pois são nelas que os alevinos se escondem quando nascem.

É impressionante o potencial reprodutivo dos guppies. Quando atingem a maturidade são muito ativos sexualmente. Os cruzamentos são constantes e uma fêmea pode produzir cerca de 100 filhotes a cada 4 semanas, embora o número fique normalmente em torno de 40 filhotes. Com uma única fecundação, ela pode parir até oito vezes sem a presença do macho. Isso porque a fêmea tem capacidade de armazenar os espermatozóides no interior do seu oviduto por um longo tempo. Dependendo da alimentação pode sobreviver até 100% dos alevinos até a fase adulta.

peixe-guppy-03Alevinos

Seu aquário com alevinos deve ser bem cuidado, com filtro, trocas parciais da água semanalmente (no máximo 50% da água) e não deixar ocorrer mudanças bruscas na temperatura. Nos primeiro dias dê principalmente Náuplios de Artêmia. Com essas medidas seu alevinos crescerão rapidamente e com muita saúde. Você sabia que com 75 dias os guppies já são capazes de se reproduzir? A espécie vive no máximo 2 anos e nunca para de crescer. O período mais fértil dos guppies são quando eles estão com 4 meses de vida.

 

Ficha Prática do Guppy (Lebiste)

NOME POPULAR: Guppy, Barrigudinho, Lebiste, Bandeirinha, Sarapintado, Peixe-Arco-Íris, Guaru-Guaru, Bobó, Rainbowfish, Missionaryfish, Millionenfisch, Buntfleckkaerpfling etc.

NOME CIENTÍFICO: Poecilia reticulata (Wilhelm C. H. Peters – 1859).

ORIGEM: Norte da América do Sul e América Central.

DIMORFISMO SEXUAL: Macho: Tem cores no corpo e nadadeiras. Sua nadadeira caudal costuma ser do mesmo tamanho do corpo. Pode chegar a medir 3 centímetros. Fêmea: Tem cores somente no pendúculo caudal e nadadeiras. Pode chegar a medir 5,6 cm

TEMPERATURA: De 25° C a 30° C. De preferência 27° C.

ÁGUA/pH – pH 7.0 a 7.2. dH 6 a 10.

ALIMENTAÇÃO: Onívora; Tubifex, larvas de mosquito, drosófilas, artêmia salina, dáfnias, infusórios, microvermes, enquitréias, minhocas de jardim, patê etc.

[ad]

47 replies on “Tudo sobre o Peixe Guppy (Lebiste)”

boa tarde. comprei dois machos adultos e coloquei junto de outros machos mas jovens logo 2 dias morreram! um com rabo todo definhado e o outro sem nenhuma aparencia o q poderia ser!! os menores nao saiam de tras dele pensando ser femea seria estress ou pelo q pesquisei tenm uma tal de tuberculose q parece com o sintoma do primeiro? obrigado

Parabens pelo site e muito rico em detalhes! Me responda uma duvida se possivel eu sempre criei beta ai esta com 15 dias que crio guppy so que nao tenho aquecedor e nao tenho filtro eu posso perder os meus guppys?????????????????? Me ajudem!!!!!!!!!!!!!!!! Eu troco a agua de 3 em 3 dias uso anti-cloro bactericida etc.

Muito detalhado, só tenho um reparo a fazer, quanto á longevidade dos guppy, tenho 5 guppy com 4 anos e 29 com 3 anos, por isso a longevidade é um pouco mais alta do que 2 anos, mas depende das condições dadas ao animal.

comprei 2 casal de guppy galaqueser meduza e com 4 6 meses tenho 525 guppy os melhores alimentos para os alavinos e a jema do ovo e raçao de cachoro empo e aveia mesturada em por obrigado

oi queria saber quantos dias os alevinos demoram para crescer?e se eu deixar eles junto da mão ela não vai os comer? agradeço!!!!!!

sou criador e estou muito feliz com o sucesso de criar mais essa espécie.Quem está começando com aquarismo agora,uma das melhores espécie para se começar indico a todos o guppy.Maravilhoso!!!

a mae do nicolas compru um guppy e no q eu e o nicolas lemos dis q temos q trocar a agua toda semana mas ela desse q tem medo de trocar a agua toda semana mas a guppy teve filhotes muito pequeno e agora como a andreia ira trocar a agua toda semana? os filhotes podem cair e morrer.responda por favor?
obrigada.Agatta,Nicolas

Bom dia.
Tenho alguns lebistes e os alevinos estão com a calda colada ou fina. O que devo fazer.
Grato
Nilson

Tenho uma maternidade de 50 litros aonde as matrizes ficam em criadeiras separadas dentro do mesmo aquario e ao nascerem os alevinos, eles caem para dentro do aquario aonde os adultos não tem acesso. Minha duvida é que a cada 25 dias elas dão cria e os filhotes se misturam com outros alevinos de 1 mes de vida ou 1 mes e meio. (eles permanecem ali no máximo 2 meses ate ser colocados em outro aquario maior com adultos. Ate quantos semanas ou meses rescem nascidos podem ficar com outros maiores?

o meu peixe macho guppy era do rabo comprido, daí eu comprei um peixe guppy diferente, ela era bem grande, do rabo azul e olhos preto, dai o peixe macho morreu e ele teve filhotes, depois comeu todos os filhotes (exceto um) e morreeu tbm :/

quanto tempo demora a femea demora para parir e que eu tenho uma que tem uma barriga enorme e ja a comprei gravida e ja a tenho em casa a mais de um mes

Olá, ha algum tempo atrás(bemmmm atrás) nasceram meus lebistes em um aquário de 72 litros com filtro tetra whisper tenho carvão, lã e cerâmica dai vem o problema eles estão demorando para crescer já não sei o que fazer , dou alimento base e coloração junto, faço tpa as vezes troco (média) 70%~50% da água…..queria tanto ver eles grandes e com aquele coloração que eles tem 🙁

esse peixinho precisa de bomba de agua ou é criado igual ao beta? podendo trocar a agua somente 1 vez na semana? me interessei pois tenho dois betas

Glr auguem me ajd tenho 2 guppys femeas e 3 machos eu coloquei todos juntos mas os macho começaram a bater nas femeas,ai eu separei e dexei os 3 juntos e eles nao brigaram.Minha guppy femea ta com uns 40 dias de gravides e nao pariu oq devo fazer.

glr q ta começando no aquarismo eu comecei em 2010 eu quando comprei minha 1 fêmea guppye eu comprei ela buchuda onde eu comprei o homem falou que iria demorar uns 10 dias para ela parir e eu fiquei mto contente esperei 20 dias e ela não pariu nda ai eu estranhei comecei a contar os dias acreditem esperei 60 dias para ela parir ela pariu 16 guppyes por tanto glr para mim n tem tempo de guppye parir quer uma ajd sobre guppyes ligue

[081] 8682-8099

A: G L S F

Ola. Pesso ajuda eu tenho um casal de guppys o macho está cm a calda . Rasgada. No meio o q Fasso para ele recuperar …

Obs:eles vive em um aquario comunitário com um acara bandeira e platy ,kinguinhos e outros menores

Desde já agradeço .ingredy

Eu queri saber quanto tempo leva para o peixe barrigudinho ter alevinhos por que tenho 13 barrigudinhos machos e fêmeas tenho eles desde fevereiro pra março e hoje ja é maço entao eu queria saber quanto tempo leva pra ele botar alevinhos

Olá, eu adoro os Lebistes, e comprei um aquario de 100*35*50 CLA, so para criação deles, não tenho idéia de qual filtro usar e qual vazão necessária, pois já tive a triste experiência de te-los sulgado pelo antigo filtro em aquario menor. O qual deixei de usá-lo. Alguém pode me ajudar??? Por favor!!!

Ola, comecei a criação de guppys a uns 4 meses, já perdi alguns com doenças, mas já cinseguu algumas crias. Tenho anotado os dias das crias, e separou as fêmeas a partir do vigésimo dia após o nascimento dos filhotes. Já percebi que não tem um tempo certo para a fêmea parir, varia bastante. Minha pergunta é: a fêmea pode parirantes de 20 dias de gestação? As vezes me perco no tempo de separa-las, pois quando olho no aquário, a barriga murchou antes de 20 dias, ou continuam com a barriga grande após o nascimento dos filhotes! Alguém pode me dar uma luz? Obrigado. Claudio medeiros.

Ola, comecei a criação de guppys a uns 4 meses, já perdi alguns com doenças, mas já consegui algumas crias. Tenho anotado os dias das crias, e separo as fêmeas a partir do vigésimo dia após o nascimento dos filhotes. Já percebi que não tem um tempo certo para a fêmea parir, varia bastante. Minha pergunta é: a fêmea pode parir antes de 20 dias de gestação? As vezes me perco no tempo de separa-las, pois quando olho no aquário, a barriga murchou antes de 20 dias, outra duvida, porque algumas vezes as femeas continuam com a barriga grande após o nascimento dos filhotes! Alguém pode me dar uma luz? Obrigado. Claudio medeiros.

coloquei no aquario de 160 lts. 12 guppys 6 casais e estou perdendo eles com o rabo comido listras brancas no rabo, barriga inchada. tenho no aquario 5 cascudos e dois dojo. Fui aconselhado a colocar sal grosso 1 colher de sopa para cada 10 litros, para acabar com a mortalidade dos peixes. Está cheio de filhotes de guppy.
Devo colocar o sal ? resolve ? Gostaria de ajuda. desde ja obrigado.

Olá a todos, tenho criacao de guppies a mais de 20 anos, e tenho algumas dicas.

1º quanto menos se trocar a agua do aquario melhor, tpas semanais ou 50% da agua, isso não se faz!,
no maximo 20% da agua, agua do aquario a gente só completa. eu tenho um aquario de 50 litros montado a um ano e meio, só completo a agua, faço uma sifonagem de fundo uma vez por mes e limpo o filtro externo uma vez por semana. se sua agua suja muito, é porque vc esta dando muita comida, tem muitos peixes ou seu filtro não é bom.

2° sal grosso no aquario é muito bom pra evitar doenças, mas tem que ser SAL SEM IODO. uma colher para cada 20 litros. OBS: se vc tiver qualquer peixe de pele ou placas óssea no lugar de escamas como Cascudos, limpa vidros limpa fundos não coloque sal na agua.

3º As femeas de guppy, platy, molinésia e etc, podem segurar a cria por bastante tempo se ela não esta num ambiente adequado ou se sente ameaçada por outros peixes que possam comer a sua cria, e elas podem até acabar morrendo por causa disso.

4º E dificil dizer se os pais vão comer os filhotes, alguns comem outro não, na duvida separe a femea, eu deixo os filhotes separados dos adultos por umas duas semanas, da tempo de eles ficarem um pouco maiores e mais espertos, depois coloco eles junto com os adultos sem maiores problemas, tenho uma caixa dagua onde crio guppies e coloco alevinos de platys e molinésias junto com eles sem problemas.

5º femeas de guppy guardão ovulos fecundados dentro de sí, podendo dar varias ninhadas com um acasalamento só, então não estranhe se não tiver macho no aquario e a femea ficar barriguda.

6º remédios:
Eu uso bicarbonato de sódio no lugar do alcalinizante, Azul de metileno e sal grosso no lugar de anti ictio,
Pra quem tem aquario de agua acida coloque um pedaço de xaxim no aquario, ele ajuda a manter o ph baixo.

Coloquei alguns Gupppys e Platis em meu aquário e no mesmo dia alguns deles apareceram sem olhos. Qual será o motivo??? Grato.

Gostaria de saber oque acontece com os lebistes quando ficam cruzando entre si (sem separa-los), estou na quinta geracao e eles nao perderam as cores, estão firmes e fortes, ouvi dizer que adquirem anomalias , é verdade ? Nao consigui achar nos sites a respeito disso, alguem entende ?

Tenho dois machos e 1 femea que quando comprei ja estava para ter filhotes percebi que os machos começaram a bilisca-las na parte inferior e separei… ela ja teve os filhotes mas mesmo eu tentando recoloca-la no aquario e continuam a bilisca-la e na loja naõ tinham esse comportamento

Boa noite!

Em Julho fiz um lago de superficie na minha casa!

Coloquei 50 carpas, 10 Cometas, 3 telescópios e 4 cascudos.

Em Setembro, coloquei alguns peixes pequenos para abrilhantar mais o lago: Guppys, espadas, molinesias, paulistanas e platys.

Deu um visual muito lindo!

O lago é pequeno de aproximadamente 1.200 litros, fiz um filtro biológico, com carvão ativado, cerâmica e mídias, com 3 compartimentos, tendo tb um filtro UV , e uma bomba, que joga a água pela cascata!

Depois comecei a me surpreender com alevinos, tentando se esconder…os primeiros perdi todos, um dos erros : a água do aquário, que estavam os alevinos ficou verde, coloquei um algicida: resultado – todos os alevinos morreram!

Dia 01/12/2019 – nasceram quase 60 alevinos de guppys,estão enormes lindos, com algumas cores variadas! Está num aquário de 35 cms de largura.

05/12/2019 – nasceram 42 alevinos de espadas estão bem desenvolvidos! (Coloquei numa bacia grande de plástico, com algumas plantas aquáticas e deixo 12 horas uma bomba oxiigenando a água, faço TPA uma vez por semana!

No dia 15 de Dezembro nasceram 9 alevinos de carpas! Primeiro foi colocado os ovos de uma forma artificial emuma vasilha e depois o esperma! Foram poucos que nasceram , mas, uma grande alegria!

Hj eles estão com 45 dias de nascido, foram introduzidos 5 deles, no lago (aonde tem carpas com quase 30 centímetros). Estão bem e reagindo positivamente , ao novo ambiente!

Dia 20/01/2020 – nasceram 60 platys, de 3 fêmeas, uma media de 20 por cada uma fêmea!

Dia 25/01/2020 – nasceram 50 guppies de apenas uma fêmea!

Na semana que vem , estarei introduzindo mais alevinos fe carpa no lago!

La pelo dia 20/02/2020, estarei fazendo uma maternidade, com divisórias (3), e irei colocar os 60 alevinos juvenis com mais de 2 meses, em uma parte, os 42 espadas, que estarão com 2 meses e na ultima repartição , 50 guppies (ultimos a nascerem) + 60 guppies bem novinhos ainda! Tenho no lago uma cascata movida a uma bomba de 2.500 litros/hora, um ciculador/aerador de 3.500 litros/hora. Temho um oxigenador elétrico, ligado 24 horas. Tenho tb um oxigenador de 2 saídas, com placa solar e bateria, que ficam ligados 24 horas , tb!

Qdo colocar a maternidade com 3 divisões, irei colocar , mais um oxigenador com 4 saídas, 3 para maternidade, um para cada divisão e uma para dentro do lago!

Estou aprendendo muito com vcs, aqui no FÓRUM! E na medida que for aprendendo, quero ajudar tb os iniciantes.

Com o tempo, irei querer trocar as espécies de guppies, que tenho, por outras, que não tenho!

Moro em São Gonçalo – RJ.

Sou o Onézimo.

Zap e Celular: 21-9.8802-0593

Só para assuntos de peixes ornamentais!

Deus os abençoe abundantemente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *