Kribensis um Ciclídeo Amigo

By • Mar 19th, 2008 • Category: Peixes de Água Doce

Este peixe não é muito visto nas lojas, mas é excelente para Aquaristas iniciantes.O Kribensis é chamado cientificamente de Pelvicachromis pulcher e é de origem africana (desde a Nigéria, até o Zaire, passando pelo rio Kribi),onde pode crescer até 10 cm (macho). As fêmeas são menores (7 cm) e sendo uma excessão de regra que diz que todos os animais machos são mais coloridos e bonitos que as fêmeas no caso do Kribensis isto se inverte, onde a fêmea possui um colorido mais forte e bonito principalmente na região do ventre.

Vivem bem em aquários grandes, onde o solo possuem muitas pedras grandes formando tocas o que, o que torna o habitat ideal e até propício para o acasalamento e a reprodução.

São peixes da família dos Ciclídeos e a boa característica é que o casal é monogâmico, se escolhe e procura logo uma toca no aquário para acasalar, onde até protegem os filhotes que vão crescer e formar novos casais.Apesar de pacífico o Kribensis é um peixe territorial, que escolhe um local no fundo do aquário para morar e reproduzir, convive bem com outros da sua família(Bandeira, Disco, Festivo)e com outras espéciesde peixes cardumeiros (Barbus, Mato Grosso, etc.).

O Kribensis se reproduz com muita facilidade e com temperatura alta a reprodução é estimulada e logo o casal escolhe um cantinho do aquário onde limpa e ali deposita os ovos, que eclodiram em 3 dias.Se você possui um aquário misto fique tranquilo que se o casal estiver predisposta à acasalar, ele irá reproduzir em qualquer aquário.A alimentação dos filhotes devera ser com naplios (filhotes) de artemia salina.

Agora fique tranquilo se o aquário estiver bem montado , bem equipado e funcionando já há alguns meses não haverá necessidade, pois os filhotes encontraram alimentos do próprio aquário.

Leave Comment