Categories
Lista de Peixes para Aquário

Barbo-Ouro

Nome vulgar: Barbo Ouro/Dourado
Nome científico: Barbus Semifasciolatus
Família: Ciprinídeos

O Barbo-Dourado é o considerado um dos barbos mais bonitos, ele foi “inventado” por Thomas Shubert, que deu cor e vida ao antigo barbo cinza e sem graça através de uma seleção genética, o Barbo-Ouro tem cores fortes e brilhantes, são bem alegres e gostam de nadar em grupos, se quiser colocar em seu aquário, compre no mínimo cinco Barbos-Ouro.

Ele gosta de água levemente ácida(6,5 a 6,8) e uma dureza de 5 a 8ºdH, é um peixe tropical, a temperatura da água deve variar entre 26/28 graus.O Barbo-Ouro gosta de aquários com plantio normal, ou seja, que não seja escasso de plantas e não muito denso, o ideal seria colocar mudas de cabomba de cada lado do aquário, ele já ficaria satisfeito. O Barbo-Ouro apesar de relativamente pequeno(7cm), ele adora aquários grandes, pois ele adora se movimentar de um lado para o outro.

Reprodução:

Em aquário de 20-30 litros, coloque uma fêmea ovada e algumas plantas(cabomba ou elodeia), deixa a fêmea durante uns 3 dias nele, depois coloque o macho, uma dica útil para ter um maior controle, é deixar o aquário no escuro quando colocar o macho e só no dia seguinte acender a luz, pois só quando há luz que a fêmea começará a ovar, assim você terá maior controle. O macho irá conduzir sua companheira para perto de uma planta e assim que ela ovar os ovos adesivos irão “colar” nas folhas da planta e o macho irá fecunda-los.

Após acabar a desova(cerca de 5 horas em média) retire o casal e deixe os ovos sozinho, as larvas irão eclodir dentro de 25-40 horas (dependendo da temperatura da água), as larvas são muito pequenas, e eles irão precisar de alimentos muito pequenos também, aconselho fornecer infusórios e gotas de leite, quando eles atingirem um tamanho adequado, forneça náuplios de artêmia.

[ad]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *