Categories
Lista de Peixes para Aquário

Acará Bandeira

Acará BandeiraNome científico: Pterophyllum Scalare
Nome popular: Acará Bandeira

O Acará-bandeira é um dos mais populares peixes de água tropical doce. Em seu habitat natural prefere águas não muito profundas, calmas e rica em vegetação de várzea. A criação dos bandeiras em aquários comunitários é uma boa opção. As condições ideais para tel-los em cativeiro são: manter a temperatura entre 24 e 26 graus, pH entre 6,8 e 7,0, e a dureza da água variando de 1 a 3 dH. De índole sociável e pacífica, não é aconselhável colocá-los junto com grandes ciclídeos(mais agressivos). A agressividade e territorialidade são manifestadas principalmente na época da reprodução, onde protegem seus ninhos e filhotes com grande ferocidade.

A fêmea deposita os ovos aderentes no local de postura, enquanto o macho os fertiliza. O casal observa-os continuamente e retira tanto aqueles que não foram fertilizados, como os que não vingaram, pois ele servirão de alimentos para fungos, que acabarão atacando também os ovos vivos e sadios. Os pais são muito zelosos e revezam-se abanando a prole com as nadadeiras promovendo uma melhor oxigenação através da circulação da água. Os ovos eclodem entre 36 e 48 horas após a postura. Ao nascerem os alevinos ficam grudados ao substrato, através de um cordão adesivo que possuem na cabeça, numa área modificada da região dorsal. É um fato curioso que estes pequeninos soltam-se. Ficam movimentando o corpo de forma brusca e desordenada, até que se libertem e saiam nadando livremente.

Os alevinos não devem ser alimentados até começarem a nadar livremente. Quando isso ocorrer, forneça artêmia salina recém nascida, dáfnia, infusórios e gema de ovo cozido. Este cardápio irá até o segundo mês, quando receberão a dieta de peixes adultos: flocos, artêmia, tubifex, larvas de insetos, vegetais, pedaços pequenos de coração de boi.

[ad]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *