Tipos de Aquários

By • Nov 12th, 2009 • Category: Montagem e Decoração

Existem vários tipos de aquários, abaixo vou enumerar alguns desses tipos:

Aquário Comunitário: A versão clássica. A forma mais difundida do aquário tropical de água doce, recomendado a aquariófilos pouco experientes. Num aquário comunitário, podem ser mantidas diferentes plantas, bem como várias famílias, géneros e espécies de peixes.

Aquário Monoespecífico (aquário de espécies): Para aquariófilos experientes. Ao contrário do aquário comunitário, o aquário monoespecífico alberga só uma espécie, por exemplo os ciclídeos. É importante ter em consideração as necessidades específicas dos peixes ao instalar um aquário deste tipo.

Aquário de Biótopo: Para aquariófilos experientes. Tanto peixes e plantas são provenientes do mesmo meio- ambiente natural. Um aquário de biótopo é uma reprodução tão fiel quanto possível da Natureza.

Aquário de Reprodução: Só para especialistas. Normalmente, estes aquários não são muito atraentes, pelo menos do ponto de vista estético, visto o seu único objectivo ser a reprodução. Os animais reprodutores, geralmente muito valiosos, exigem uma água com qualidades muito específicas durante o período de desova, com zonas adequadas a esse fim.

Aquário de Criação: Só para especialistas. Tal como acontece com o aquário de reprodução, também o aquário de criação tem uma finalidade específica, pois é nele que se mantém os alevinos até atingirem um certo tamanho. Este isolamento dos alevinos é por vezes necessário para não serem devorados pelos outros peixes. Os alevinos também têm necessidades específicas relativamente ao meio- ambiente e à qualidade da água.

Leave Comment