Tartarugas

By • Apr 6th, 2010 • Category: Animais Aquáticos

São animais de respiração pulmonar cujo habitat é o meio aquático e procuram o solo várias vezes ao dia para andar ou tomar sol. Por isso o ambiente ideal para elas é o terrário, ou seja, um viveiro formado por duas partes, uma de água, que é o aquário e outra constituída de areia, pedras e plantas.

O nível da água do terrário deve ser baixo e a parte onde há o solo deve ser em forma de praia(tipo rampa, ou declive), facilitando o ir e vir do animal da água para terra. O terrário deve ter um nível de água que seja no máximo o dobro da altura da menor tartaruga que ali vive. Se não for em forma de praia, ela não conseguirá sair da água para andar ou tomar sol.

O uso de filtros no terrário é importante, pois se presta a reter as partículas em suspensão na água, mantendo-a cristalina. Mesmo assim trocas de água são necessárias, pois as tartarugas excretam uréia, que é muito fina para ser totalmente absorvida pelo carvão ativado do filtro. Se a água do aquário não for trocada periodicamente, os produtos da uréia irão se acumulando até que os animais nadem numa densa concentração de sua própria urina.

As consequência desse descuido são extremamente prejudiciais, como infeccões nos olhos e outros danos a saúde.

As tartarugas são animais carnívoros e alimentam-se principalmente de peixes e podem certamente devorar os peixes que sejam colocados, no caso de aquário comunitário.

Leave Comment