Sobre os Tricogásters

By • Apr 6th, 2010 • Category: Peixes de Água Doce

Tricogáster (Trichopterus )

Os Tricogáster’s tem um instinto meio territorial, são belos, possuem duas manchas redondas pretas no corpo, tem reflosexos prateados, podem ser criados em grupo, só deve tomar cuidado para não deixar que eles dominem o aquário, se não eles podem se tornar agressivos com as demais espécies.

Ambiente ideal para os Tricogáster’s

Eles gostam de PH um pouco ácido(6,4 à 6,9), a temperatura pode ser igual dos Bettas, gostam de aquários bem plantados também, gostam de espaço para nadar, porém pode ser criados em aquários pequenos sem problemas, desde que habitem o mesmo quanto forem jovens, depois de adultos pode ser que eles não aceitem muito bem um espaço pequeno para dividir com os “parceiros” ou outras espécies.

Reprodução

A reprodução dos Tricogáster’s é um pouco mais díficil de se conseguir em cativeiro, mas não é impossível, vamos passar as técnicas logo abaixo, por fases também. Nós não garantimos o sucesso do acasalamento.

1º fase – Preparação do aquário: Em um aquário de no mínimo 50 litros ponha água descansada e á 28 graus, devemos lembrar sempre, nunca ponha pedriscos, filtros e demais equipamentos nos aquários de reprodução.

2º fase – Colocação do macho no aquário: Coloque o macho que você obersvou uma coloração diferente na barriga dele, um azul mais escuro, isso quer dizer que ele quer reproduzir, separe ele dos demais e ponha no aquário de reprodução.

3º fase – Colocação da fêmea no aquário: Coloque a fêmea que o macho estava “paquerando” em seu aquário comunitário no aquário de reprodução.

4º fase – O namoro: O macho vai namorar a fêmea, pode ser que ele não seja muito carinhoso, mais isso é normal, aliás, normal em todos os anabantídeos, ele vai dar o início na construção do ninho e vai ocorrer o acasalamento logo após, a separação do macho, engorda dos alevinos e etc, pode ler no capítulo dos Bettas, pois é idêntico.

Agressividade dos Tricogáster’s:

Os Tricogáster tem um extinto bastante evoluído para a agressividade, ele pode se tornar agressivo fácil, por isso é bom você evitar por Tricogáste’s “velhos” em aquários com outras espécies, pois eles vão ser remungões e brigões, se você pretende montar um aquário de anabantídeos, ponhas os outros anabantídeos e depois ponha os Tricogáster’s, e de preferência novos.

Beleza dos Tricogáster’s:

Os Tricogásters não tem uma beleza tão estonteante quanto os demais anabantídeos, mas seu charme de nadar já ganha pontos com qualquer criador, quando eles estão em seu aquário ideal, mostram seus nados, bonitos e as vezes bastante rápidos.

Alimentação dos Tricogáster’s:

Eles gostam de alimentos muito parecido com o dos Bettas, gostam de rações peletilizadas mas não negam ração flocadas, e nunca deixe de dar comidas vivas ou congeladas.

One comment on »

  1. Queria saber qual é o ambiente do tricogaster e o ambiente fisico!

Leave Comment