Peixe Neon

By • Apr 5th, 2010 • Category: Peixes de Água Doce

Nome popular: Neon Cardinal
Nome científico: Cheirodon Axelrodi
Família: Caracídeos

Neon Cardinal, uma jóia rara brasileira, ele esta sendo comercializado com o “mérito” do verdadeiro Neon, o Neon Tetra(Paracheirodon Innesi) que já foi extinto pela precária autoridade na época, pois na década de 30 a exportação para os EUA foi indiscriminada, simplesmente os aquaristas americanos compravam toneladas de cardumes dele, então o destino não pode ser diferente para o pobre peixinho, foi extinto.

Mas não precisamos ficar nos lamentando, é claro que foi uma crueldade o que fizeram, mas hoje temos o Neon Cardinal, que é uma “imitação” do Tetra e muito mais bonito, ele é originado da Amazônia, tem o dorso marrom-vermelho e a parte inferior do corpo luminescente vermelho rubi brilhante. Tem também uma listra larga de cor azul fosforescente ou verde-escura, conforme a incidência da luz.

O Neon Cardinal vive melhor em cardumes, por isso nunca deixe em seu aquário menos de 8 deles. Quando estão em água tropical com o pH em 6,6 a 6,8 ficam lindos no aquário, chamam atenção de qualquer aquarista. Um tempo atrás foi feito um concurso de peixe ornamental mais bonito, e ele acabou concorrendo como “Hors concours”, porque todos os juízes acharam que nenhum peixe ornamental poderia concorrer com ele. Se você quer compra-lo, tudo bem, acho que fez uma ótima escolha, mas primeiro prepare o ambiente, coloque mudas de cabomba bem densa, e complete a paisagem com outras plantas a sua escolha, assim os seus Neons ficarão mais a vontade e alegres.

Reprodução:

A reprodução do Neon Cardinal em cativeiro é uma tarefa para mestres, é muito díficil de se conseguir, já ouvi relatos de aquaristas terem conseguido reproduzir através de um lodo na água, pois o mesmo deixa a água totalmente turva, e é parecido com o ambiente de reprodução no habitat natural. Mas há ainda muito o que ser pesquisado, se você tem alguma experiência de reprodução por favor entre em contato com a gente.

One comment on »

  1. Qual a melhor temperatura para eles? Minha casa é bem quente fica entre 28 a 30°

Leave Comment