Nitrito, Nitrato e Amônia

By • Mar 19th, 2008 • Category: Artigos Especiais

Todo tipo de matéria orgânica no aquários (resto de plantas, peixes mortos, resto de comida, urina dos peixes etc…) é ou ira se transforma-se em amônia.

A amônia é altamente tóxica para os animais do aquário sejam eles plantas ou peixes podendo causar a morte dos mesmo em um curto espaço de tempo. Um tipo de bactéria que vive no filtro biológico e qual é reponsável pela primeira etapada na transformação da matéria orgânica, transforma através de acimilação a amônia em uma substância mais aceitável a vida aquática.

Com o resultado disso o Nitrito é consequencia desse processo, que pode levar algumas horas. Mesmo sendo menos tóxico é ainda assim perigoso e fatal em alguns casos.

Após isto outro tipo de bactéria transforman o nitrito em nitrato que é muito menos perigoso e que é perfeitamente consumido pelas algas do aquários, estando assim fechado o cíclo biologico. Para se medir a amônia, nitrito ou nitrato você pode adquirir os teste nas lojas do ramo.

O uso desse é muito simples, basta coletar uma pequena quatidade de água do aquário e acresentar os produtos que irão reagir químicamente dando a quantidade exata dessas substâncias. Lembre-se que é vital para a vida dos seus peixes e plantas que essas substâncias estejam dentro dos parâmetros aceitáveis para a vida nos animais.

Como na parte do processo biológico as plantas fazem parte desse ciclo, mantenha sempre uma porpoção de dois terços do aquário com plantas.

2 comments on »

  1. isso aí

  2. quais os produtos indicados para medição de amônia, nitrito e nitrato? e quais os produtos reguladores para o caso de os niveis estarem alterados?

Leave Comment