Espada

By • Nov 16th, 2009 • Category: Lista de Peixes para Aquário

Nome científico: Xiphophorus helleri
Nome popular: Espada

O Espada é um dos peixes mais conhecidos, quase todo aquarista já teve um. Integrante da família dos Poecilídeos o espada é ovovivíparo, ou seja, os ovos são fecundados dentro da fêmea. O macho possui sua nadadeira caudal em forma de espada, é através dela que ele é diferenciado da fêmea, além disso a fêmea é maior e de coloração menos intensa. Eles são muito sensíveis ao frio e a doenças, por isso mantenha o aquário bem iluminado, com uma temperatura entre 22 e 26 graus.

A água deve ser meio dura e ligeiramente alcalina, com um Ph entre 7,2 e 7,4. Como o espada é conhecido como um excelente saltador, mantenha o aquário sempre tampado e se o aquário for pequeno não coloque mais de 1 macho, pois eles costumam se estranhar. O aquário deve ter bastante plantas. Quanto a alimentação o espada come de tudo, flocos, artêmia, tubifex.

Reprodução
Como já foi dito os espadas, são ovovivíparos, ou seja, se reproduzem através da fecundação interna, o que acontece com todos os poecilídios. Os alevinos já nascem nadando normalmente. É fácil saber se uma fêmea engravidou, pois quando isso ocorre ela apresenta uma grande mancha negra na base do oviduto. Muitas vezes, um pouco antes do nascimento, é possível observar os olhos dos alevinos através da fina parede abdominal.

Ao nascer o filhote busca refúgio entre as plantas, na superfície e nesta fase os pais e os outros peixes podem devorar os recém nascidos, por isso quando a fêmea estiver perto de parir deve ser colocada no aquário maternidade, que deverá estar cheio de plantas. Em média as espadas parem de 28 e 28 dias, uma quantidade de 40 filhotes, mas podem ultrapassar 100! Elas também podem parir sem ocorrer uma nova cópula, pois elas tem a capacidade de reter o espermatozóide do macho por mais 4 partos mais ou menos.

One comment on »

  1. com quanto tempo os alevinos ficam com o tamanho adulto ? obrigado .

Leave Comment