Dicas para fotografar dentro do aquário

By • Nov 5th, 2009 • Category: Tutorials

Muito pouco eu entendo de fotografia, ou do equipamento para fotografar. Estou escrevendo este tópico apenas porque muitas das pessoas que visitam minha página perguntam sobre como foram tiradas as fotos dos peixes que eu uso aqui.

A máquina que eu usei em todas foi uma Nikon Digital: essa máquina armazena as fotos em uma memória, e depois nós descarregamos o conteúdo da memória no micro, através de um cabo USB; as fotos ficam em formato .jpg, e a resolução pode ser de 320 X 240 a 4564 X 3480. Eu não usei nenhum tipo de lente de zoom, apesar de terem me dito que essa câmera aceitaria, e a aproximação máxima que eu consegui mantendo a nitidez foi de uns 20 centímetros.

As dicas para como proceder na hora de tirar as fotos foi pega com um fotógrafo, muito especializado em um tipo de fotografia chamada “macrofotografia”: são usadas lentes de aumento sobre o objeto que se quer fotografar, assim ele aparece bem maior e com mais detalhes. A foto ao lado foi obtida por este fotógrafo usando essa técnica.

DICAS:

1) Use roupa escura para minimizar o seu reflexo no vidro do aquário;

2) Bata as fotos em ângulo com o vidro do aquário, para não haver refração;

3) Tente iluminar o aquário bastante, para não precisar do flash;

4) Uma excelente idéia é ter um aquário bem pequeno, com o fundo e laterais pretos, que possa ser colocado do lado de fora em um dia bem claro, e cheio com água do aquário de origem do peixe a ser fotografado. O peixe será colocado nesse aquário, sem sofrer com a mudança, e servirá de modelo por um tempo, até ser devolvido para o aquário dele. Dentre as fotos que eu tirei, a nitidez dessas fotos batidas sem flash, com a luz do dia, foram as melhores.

Além dessas dicas, uma coisa muito importante, e que deve ser lembrada, é manter os vidros do aquário o mais limpo possível, removendo as algas que podem estar do lado de dentro, e limpando sujeiras e gorduras do lado de fora, podendo ser feito com um pano com alcool.

Se algum dos leitores tiver mais sugestões para colocar nesse tópico, por favor, escreva que elas serão de grande utilidade.

Leave Comment