Como deixar seu Peixe Betta em Boa Forma

By • Nov 12th, 2009 • Category: Artigos Especiais

Eu editei essa dica para ajudar os criadores de Betta nas dúvidas de deixar seu Betta saudável, não estou querendo causar nenhuma polêmica ao fato de induzir criadores a praticar brigas de Betta, no qual eu sou totalmente contra, mas todo criador de Bettas gosta de ter seu Betta bonito, saudável, forte e agressivo, pois isso reforça o instinto do Betta, o tornando mais selvagem como em seu habitat.

Alimentação – Esse é um fator fatal para deixar seu Betta em forma, para deixa-lo com um organismo bem equílibrado e na proporção certa de nutrição dos músculos, siga o esquema abaixo:

*Atenção, essa é uma alimentação especial, ela requêr um trabalho dobrado e um maior investimento financeiro, por isso aconselho escolher apenas um Betta de sua criação para torna-lo forte, escolha o que você mais simpatiza e que acha mais agressivo.

Das 7h:00 às 8h:00- Alimente com artêmias salinas adultas vivas, forneça em uma porção que ele poça comer em um tempo de 3 minutos.
Das 11h:00 às 12h:00-Alimente com ração da TetraMin peletilizadas(use essa ração, não aceite outra marca ou modelo), forneça em uma porção que ele poça comer em 2 minutos.

Das 15h00 às 16h:00-Alimente com pequenos pedaços de coração de boi picado, forneça devagar, deixe ele mastigar cada pedaço com calma, isso deixará sua mandíbula musculosa.

Das 19h:00 às 20h:00-Alimente com Tetra BloodWorms(siga meu mesmo conselho dito acima sobre a marca e modelo da ração), forneça uma porção que ele poça come em apenas um minuto.

Instinto - O instinto é que vai definir seu Betta de forma agressiva, um Betta sem instinto é triste e com vida cedentária, por isso é importante você reforçar o instinto do Betta, para isso siga o esquema abaixo:

Reproduza seu Betta de forma bimestral, ou seja, reproduza ele a cada dois meses, isso reforçará seu instinto agressivo e protetor(tanto de território quanto de alevinos), deixará ele mais bem disposto, treinará mais nados e desenvolverá mais músculos. É importante que você não reproduza seu Betta em intervalos menores que 2 meses, pois acontecerá um desgaste orgânico muito grande, deixando-o com uma má nutrição.

Preparação do Físico - Esse ponto é conjugado à reprodução, mas há outras maneiras de você exercitar seu Betta, siga o modo abaixo:

Deixe seu Betta em vista de um macho ou um espelho durante um tempo máximo de 2 minutos (se o seu Betta começar a bater a boca no vidro, pare imediatamente, pode feri-lo), faça isso duas vezes ao dia, uma de manhã e outra de noite, coloque também ele a vista de uma fêmea 3 vezes na semana, pois ele dará ínicio a construção do ninho de bolhas, o que é também um ótimo exercício.

Ambiente - Sem um ambiente agradável ao seu Betta ele não terá um bom desenvolvimento, por isso é importante preparar um ambiente ideal ao seu Betta, veja:
Use água descansada totalmente livre de cloro e flúor, temperatura em 27 graus, PH neutro, DH mole (8DH). O aquário deve ter no mínimo 2 litros e deve ter formato retangular. Nele você deve colocar troncos ou raízes formando “tocas” e plantas como cabomba e elodeia, muito bem plantando, formando quase um pântano.

Com essa técnica usada pelos Tailandeses você conseguirá deixar seu Betta forte e agressivo, mas atenção, repito que isso não é motivo para você coloca-lo em brigas, principalmente que será uma covardia de sua parte, colocando um Betta bem preparado com outro de físico precário, por isso apenas aprecie a arte de criar um Betta “Selvagem”.

Tags:

37 comments on »

  1. Ki coisa mais bizarra! A alimentação pode ser fita duas vezes por dia, com ração pra betta que pode ser encontrada em qualquer “casa de ração para animais”. Devia informar melhor, e parar de mentira e parar de lero-lero.

  2. como saber quando o peixe e femea?

  3. Penso que uma alimentação feita nos moldes referidos pode matar o peixe (pelo menos uma inflamação me bexiga natatória é certa). O betta pode comer no máximo duas vezes por dia. Quanto a mim dou 2 vermes e 1/4 de ervilha (pedaços mem pequenos que ponho do dedo, chego perto da água sem nela encostar e espero que ele pule para pegar directo do meu dedo). Não dou coração pq se o peixe cuspir alguma coisa a água apodrece. Quando chega a hora de alimentar o meu betta, como ele está num aquário comunitário, coloco uma beteira dentro do aquário, o betta não demora para entrar (já sabe que se entrar ali vai comer e se não entrar não come)… só depois eu alimento a ele e aos outros peixes (mas estes outros só comem 1 vez por dia). Um dia por semana não dou comida para ninguém – é o dia do jejum

  4. meu beta nao esta comendo e ela esta virando e so fica queta oque esta acontecendo????

  5. Oi Letícia…

    Com o meu estava a acontecer o mesmo até eu passar a dar a alimentação que referi supra. Para além disso, o coloquei num aquário separado com esha 2000 (duas gotas no primeiro dia e 1 gota nos dois dias seguintes, pois o aquário é de 10 litros). Hoje ele está perfeito, fazendo ninho todos os dias, há tempos atrás pensei que ele não durava muito mais.

    Deixe-o 1 dia sem comer e o coloque em antibiótico (o esha 2000 é bom). No segundo e terceiro dias lhe dê 1/4 de ervilha (cozida) em pedacinhos muito pequenos (pequenos como um grão de areia). Se ele comer isso, no quarto dia dê 2 arthemias e 1 quarto de ervilha. Apenas 1 refeição por dia.

  6. tenho 3 betas em beteiras diferentes.Antes a beta femea convivia com um trico ai comecaram a brigar.separei.Ela pelo visto nao quer ninguem por perto.O trico passou a ser muito territorial e briguento.Entao estao todos separardos.Como principiante estou fazendo a coisa certa?em minha cidade nao encontro larvas e quero alimenta-los bem.O que eu faco?

  7. eu tenho um betta e mas 12 peixes,mais tem um peixe chamado binocúlos… quando eu botei esse peixe binocúlos o betta ficou perciguindo ele. passo uns dias eles não brigaram mas no dia 05/07/2010 o betta corria toda hora atras do binocúlos…ai sabe oque eu fiz botei o betta no outro aquario…. tem so mais uma coisinha eu não sei se o meu betta e macho ou fêmea.. ele e meio azul claro bem claro e o reosto de le é preto

  8. Ei, Juliany,

    entra numa aula de português, por favor.

  9. a minha beta que eu comprei veio ratada e não crescer a parte que ela perdeu e so pode da treta min meu amigo disse que e pra da martelo e lava de mosca o do mosquito da dengue

  10. me diga por favor , se o BETA tem necessidade de cruzar ,ou não necessariamente ?, ele pode ser criado sem cruzar ?

  11. eu tava a fazer criação de bettas mas sempre que o mach fazia o ninho passado umas horas ele desaparecia alguem me pode ajudar?

  12. oi tenho 10 anos, meu peixe betta ta de cabeça pra baixo desde ontem, não quer nadar na agua, so quando eu mecho q ele vai com a onda, o q ta acontecendo?? sera q devo trocar a agua?? ja joguei 12bolinhas p ver se ele anima… me ajude!! meu pai quer dar descarga nele…

  13. que tipo de troco eu devo colocar para o meu beta ? eu posso so monta um lugar e pronto ou eu presiso colocar aquelas comidas?

  14. Oi!tenho 10 anos,e eu tenho um peixe beta macho.Ele só come ração.só ração.O que eu dou para ele quando acabar a ração?eu tenho que dar alguma coisa para ele enquanto minha mãe procura um pet shop…mas,eu tenho que dar o que para ele?me ajude!

  15. o peixe beta azul,fica meio vermelho quando ele ta bravo

  16. O MEU BETA ESTA COM O OLHO INCHADO OQUE FAÇO

  17. OI SOU LUANA OMEU BETA ESTA COM O OLHO MACHUCADO EU BOTEI IODO E ELE FICOU ROXO

  18. O MEU PEIXE BETTA FEMEA, FICA COM O CORPO PRA FORA DA AGUA, FICA VARIOS MINUTOS COLADO
    NO VIDRO, SÓ COM A PONTA DO RABO NA AGUA.
    POR QUE ISSO????
    PODE ME AJUDAR???
    OBRIGADA!!!

  19. eu deichei meu peixe com a femea e ele comeu ela devoro a coitada kkkkkkk
    e eu fiz direitinho oq disse nesse tutorial!!!

  20. Galera a reprodução não é o macho fazer ninho , pronto colocou femea e vai ter filhotes , claro que não
    vai ter que esperar a femea ficar no ponto também. como saber ? a femea vai ficar com listras na verticais e pode ser que a sua cor fique um pouco mais clara quando ela ficar com essas caracteristicas pode colocar com o macho obs : se ele tiver feito o ninho , agora a partir do momento que a femea ja tiver feito sua função ele ira mata-la se nao tirar logo .

  21. meu betta esta super bem mais a maior parte do tempo ele fica lah soh autistando no fundo do aquario, alias acho que ele tem trauma com humanos pq quando eu vo dar comida pra ele, ele soh come quando ninguem tah olhando!

  22. ola voces saben dicas para deixar meu peixe beta macho con o tamanho maior?

  23. OI OLHA SÓ EU VOU COMPRAR UM BETA DEPOIS DE AMANHA É MELHOR EU PEDIR UM MACHO OU UMA FÊMEA ???????????????????????????????????

  24. Olá! Tenho vários BETTAS. São 4 machos e 4 fêmeas. Mas minha dúvida é sobre uma das fêmeas que desde que a comprei me pareceu estranha. Ela estava gordinha, com ovopositor e as listras na barriga. Tentei colocar ela com um dos machos e mesmo depois de vários abraços, nenhum ovo apareceu sendo que ela ficou meio machucada. Mas antes disso, percebi que ela fazia bolinhas (ninho) como um macho, tb n se dava com a outra fêmea que estava junto. Ela é azul, e dias atrás comprei outra fêmea azul só que mais nova, menor. As duas brigam mas ao mesmo tempo, a mais velha age como um macho. Abre aquele treco nas bochechas (desculpe mas n me lembro o nome) como o macho faz e fica rodeando a outra fêmea depois o corpo dela fica meio envergado, parece tremer um pouco, empurra outra com o rabo, a impressão é que ela vai dar o abraço n outra. Estou confusa, n sei o que está havendo. Poderiam me dar uma luz? Já me disseram na loja onde a comprei, que ela seria hemafrodita, isso existe? To mt confusa! Agradeço ajuda! Valeu!!!

  25. oq os bettas comen

  26. porque a beta vermenha e brigenta pessoal

  27. Meu Betta depois do acasalamento não está querendo alimentar ? o que eu faço ??

  28. Como faço pro meu betta ser um bom lutador?

  29. Ele não quer se alimentar porque isso é normal,depois do acasalamento ele não come. Beleza?!

  30. me ajudou muito ,obigado

  31. ei meu peixemorreu eu fiz o mesmo q vc pedei

  32. Oi gostaria de saber se é normal eles mudarem de cor pq o meu é azul e ta começando a ficar branco e um pouco vermelho e acredita o olho dele é castanho kkkkkkk

  33. Eu li as mensagens de todos aqui no site e lamento profundamente os pais darem peixes para os filhos pequenos e não ensinarem eles a cuidar, um peixe que vive mais de 4 anos morrer em uma semana. É triste. Sou aquarista há 10 anos, tenho peixes difíceis de cuidar como o Aruanã, Oscar. Já tive Acarás e hoje tenho um betta também. Criançada, vou dar algumas dicas verdadeiramente efetivas para criar um peixe com cuidado e que ele viva bastante:
    Primeiro NUNCA, NUNCA coloque um peixe betta em um aquário chamado ”beteira” com 1,2 ou 5 litros. Saiba que você está reduzindo a expectativa de vida do seu peixe e vai morrer cedo pois nenhum animal consegue viver feliz em uma PRISÃO e também não faça superlotação: Betta macho um por aquário, betta fêmea pode ser um peixe para cada 6 litros.
    Coloque ele em um aquário de no mínimo 12 litros, esse aquário tem que ter um OBRIGATORIAMENTE um termostato de 10w e regule para 27 graus e tenha um termômetro que fica no vidro para observar a temperatura, filtro podendo ser um externo de 100 litros por hora, pedrinhas(cascalho) que deixam o ph da água alcalino ele vive melhor em um ph de 7, não use pedrinhas coloridas pois soltam tinta e podem matar o peixe. Com o filtro você não vai precisar trocar a água constantemente, deixa o aquário muito mais limpo e ele vive muito melhor pois elimina a amônia que é um composto tóxico que ele libera na urina e nas fezes. Troque a água de 10 a 15 dias sendo 30% da sua quantidade, exemplo: Aquário 10 litros, troque 3 litros. A água nova(que você vai colocar) você tem que ter usado um bom anti-cloro ou ter deixado ela 24 horas antes repousando pois na água da torneira tem o cloro que é prejudicial e pode matar o peixe, NUNCA, JAMAIS TIRE O PEIXE DO AQUÁRIO NA TROCA DE ÁGUA pois ele pode sofrer um choque térmico, variação do ph da água e pode morrer em minutos ou ficar doente.
    A alimentação no caso do betta pode ser em flocos e ”bolinhas” porém as bolinhas são melhores, compre da marca Tetra se possível. Você gosta do seu peixe? Então dê a melhor alimentação para ele! Se for bolinhas pequenas, dê 3 bolinhas 3 vezes ao dia ou 4 duas vezes ao dia.
    Se o seu aquário tiver lâmpada você não pode deixar ligado constantemente só no máximo 8 horas por dia. Se possível não colocar enfeites artificiais, colocar plantinhas vivas, eles adoram e fica muito mais bonito. Procure se informar sobre o musgo de java e outras plantas que não precisam de fertilizante.
    Observe o seu peixe sempre, se ele estiver com qualquer comportamento anormal, manchas brancas, olhos saltados ou qualquer coisa diferente procure aqui na internet sobre, vá em uma boa loja de peixes e pergunte e compre remedinhos, são baratos e muito eficazes. Achou muita coisa? Faça-me um favor, não compre um peixe pensando em não cuidar pois trata-se de uma vida, se vai criar, crie com responsabilidade. Esses ai são os cuidados iniciais para o seu peixe viver mais e melhor, esqueça fórmulas mirabolantes, se você fizer essas coisas ai e te garanto que o seu peixe vive mais de 4 anos. Meu betta tem 3 anos.
    DÚVIDAS CONSTANTES:
    Seu betta está mudando de cor? Normal porém eles tem tendência de ir pra cores escuras, agora se ele começar a desbotar pode ser bactérias.
    Quanto tempo ele pode ficar sem comer? Até 3 dias.
    Parou de comer faz 2 dias ou mais, o que fazer? Primeiro, tente alimentos vivos as chamadas artêmias, não comeu? Verifique suas nadadeiras e observe o seu peixe, pode ser alguma doença, trate e troque a água e verifique a temperatura também.
    Onde colocar o aquário? Coloque em um lugar que não seja barulhento e nem tenha luz direta do sol. Exemplo: Do lado da tv, do lado do rádio, perto da janela onde bate luz direta. Luz pode ajudar a criar algas no aquário e o barulho estressa o peixe. Peixes não enxergam muito bem, não sentem muito bem o cheiro mais escutam MUITO bem.
    Bettas comem até morrer? MENTIRA. Se ele não quiser mais comer, ele simplesmente para de comer, o problema de dar muito alimento é que suja o aquário facilmente por isso o uso do filtro é indispensável.
    Quando do condicionador pingar no aquário? Geralmente, se for uma boa marca é uma a duas gotas por litro de água.

    Cuide bem do seu animalzinho, qualquer dúvida é só perguntar.
    Abraços.

  34. olha para saber se o seu betta é macho ou femea omacho tem a calda comprida quando adulto ou entao coloque ele na frente do espelho se ele ficar agrecivo é macho!!!!

    espero ter ajudado!!!!
    vlw……………………………………………………..!!

  35. os bettas ficam cuidando dos ovos e nao comem durante esse periodo entao alimentio bem antes de colocalo para aczalar!!!!ok?!

  36. ai pessoal eu vou mandar daqui um tempo uns videos pro you to be sobre como cuidar dos peixes ai eu passo e deixo o link!!!! ok?

  37. vei so uma dica nao da coraçao de boi pq se o peixe vomitar vai appodrecer a agua e ele podera morrer

Leave Comment