Caramujos de Aquário

By • Apr 6th, 2010 • Category: Animais Aquáticos

Nome Popular: Caramujos
Planorbis corneus; caramujo vermelho; red-ramshorn.

É o mais difundido no Brasil, sendo sua cor vermelha aparente, pois é albino e o seu vermelho é a cor do sangue, visto pro transparência. Com uma lente, podemos ver o desesnvolvimento dos seus ovos sobre os vidros, ocorrendo a eclosão em 10 dias.

Ovíparo e muito prolífero, em pouco tempo toma conta do aquário. Come as algas das folhas e ainda danifica as plantas. Concha em espiral, com 2 cm de circunferência. Seus ovos e filhotes são ótimos alimentos para os peixes. Come os ovos dos peixes. Quando amassados são um bom alimento.

Physa acuata – fisa:

Não prejudica as plantas, como o Limnaea, com o qual é confundido. Cinzento, concha ovalada, é pequeno, com 1 cm de comprimento. Muito prolífico, seus filhotes são um bom alimento para os peixes. Movimentam-se de forma interessante, subindo e descendo dentra da água, na vertical, como se houvesse uma parede invisível, pela qual estivesse deslizando com grande facilidade.

Ampullaria cuprina – ampulária:

Desova fora do aquário. Muito grande, sua concha atinge 10 cm de diâmetro. Não é aconselhável para aquários, exceto quando especial para ele. O aquário deve ter tampa, para que não fuja.

Limnaea stragnalis:

É grande, atingindo 6 cm de comprimento. Bota os ovos nas folhas das plantas, onde ocorre a eclosão, após 30 dias. Prefere temperatura de 28 graus.

Melanoides tuberculata:

Interessante devido ao seu hábito de enterrar-se na areia da cama do aquário, onde eliminando seus excrementos, aduba as plantas. Sua concha verde clara com listas horizontais marrons avermelhadas é em forma de espiral e bem comprida. Originário do Egito, é vivíparo, alimenta-se de algas e não prejudica as plantas.

2 comments on »

  1. A ÁGUADE MEU AQUÁRIO ESTÁ MUITO ALCALINA OQI=UE EU FAÇO?

  2. Ouvi dizer que troncos deixam a água mais ácida, e conchas a deixam mais alcalina. Então se o seu cascalho contém conchas trituradas ou você tem conchas enfeitando o aquário, provavelmente essa é a causa. Há peixes que se desenvolvem melhor em água alcalina. Outros preferem mais ácida. Tente colocar um tronco posta ver se melhora.

Leave Comment