Bótia-Palhaço

By • Nov 16th, 2009 • Category: Lista de Peixes para Aquário

Nome vulgar: Bótia Palhaço
Nome científico: Bótia macracantha

O Bótia-Palhaço recebeu esse nome por ser a espécie mais colorida do gênero bótia, é um peixe de hábitos noturno, costuma revolver o fundo do aquário durante a noite, parecendo as tradicionais coridoras, por isso é preciso que o substrato do aquário não tenho pequenas pedras pontiagudas, se não pode machuca-lo. O Bótia-Palhaço é conhecido pelos aquaristas como “limpa fundo de luxo”, pois é um peixe exótico e até com custo elevado e tem o mesmo caráter de peixes faxineiros de custo mediocre.

Ele tem também um ato engraçado que pode até assustar aquaristas iniciantes, durante o dia enquanto esta durmindo ele costuma a se deitar de lado no fundo do aquário, parecendo que esta morto, mas esta apenas dormindo. O Bótia é um peixe tímido, portanto coloque mais de um dele no aquário, ele é bastante sociável aos outros peixes.

Os Bótias-Palhaço possuem listras no corpo porque no habitat natural deles viviam diante a pedradores, eles ficavam posicionados em grupo para se esconder dos predadores, olhe na foto. A água do aquário deve ser ácida(pH 6,6 a 6,8) e temperatura tropical de 26-29 graus. Esse peixe não se reproduz em cativeiro porque não alcança a maturidade sexual.

Leave Comment